Vídeos de ciência na internet

O portal Online Universites, especializado em ensino virtual, fez uma lista de 100 documentários sobre ciência disponíveis na rede. É uma oportunidade de a redação da CH On-line dar dicas sobre páginas interessantes que disponibilizam filmes gratuitos com temas do interesse dos nossos leitores.

Além da lista do Online Universites, que inclui filmes conhecidos como Super size me (sobre o sujeito que passa um mês se alimentando apenas de produtos do McDonald’s) e obras menos conhecidas como Stephen Hawking and the Theory of Everything (sobre o trabalho do famoso cosmólogo britânico), há outros portais que costumamos visitar.

O primeiro da nossa lista é o portal do TED (‘Tecnologia, Entretenimento, Design’, em português), instituição norte-americana que tem como objetivo disseminar novas ideias. Pois bem, o TED tem página em inglês e também em português, com filmes de palestras dos mais importantes cientistas do mundo.

Há, no site do TED, uma página apenas para vídeos traduzidos por voluntários para o português. Recentemente vimos uma exposição com o editor da revista Wired, o criador (e identificador) de tendências Chris Anderson.

O TED tem também um canal no YouTube, onde assistimos – impressionados – à palestra da neurocientista Jill Bolte Taylor, que descreve, com calma e experiência de cientista, o seu próprio derrame.

Assista abaixo (em inglês) à palestra
da neurocientista Jill Bolte Taylor

Costumamos navegar também pelo Documentaty Heaven (que carrega no sugestivo subtítulo a frase ‘comida para o seu cérebro’), que disponibiliza documentários variados. Boa parte no mínimo tangencia o mundo da ciência. E alguns deles destacam especificamente a vida e obra de cientistas.

Experimente, por exemplo, procurar pela palavra-chave science. Darwin, Big-Bang, clonagem e até lobotomia estão entre os temas dos resultados sugeridos.

Por fim, há um site mais alternativo, embora muito conhecido no meio cinematográfico: o UbuWeb. Além de disponibilizar vídeos, a iniciativa dá acesso também arquivos dos mais variados: PDFs de poesias, textos raros de intelectuais etc.

A questão delicada da página é a forma como lida com os direitos autorais. Eis como o portal se posiciona sobre essa questão: “Nós lhe damos permissão para pegar o que você quiser, mesmo que, em muitos casos, nós não tenhamos permissão nenhuma para postar certas coisas”. Ou seja: usar um vídeo do Ubu Web fica por conta e risco do freguês.

Nossa sugestão: vale, no mínimo, uma passeada na seção que organiza os vídeos pelo nome dos autores. Há centenas de filmes importantes, sobretudo, para cientistas sociais ou da área de humanas.

Se você, leitor, tiver mais alguma sugestão de vídeos sobre ciência na internet, publique abaixo no comentário. Seria uma ótima troca.

Thiago Camelo
Ciência Hoje On-line