Conexão insuspeita

É de conhecimento geral que dois dos grandes problemas de saúde atuais são o alcoolismo e o câncer. Mas poucos sabem que eles podem ter uma forte conexão: o alcoolismo está relacionado a cerca de 4% das mortes por câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Sabendo da grande tendência de consumo de álcool por jovens, o Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou a animação Do álcool e seus demônios, que alerta sobre essa correlação e aborda a influência da propaganda sobre o consumo de bebidas.

O ponto de partida para a elaboração do vídeo foi o resultado de uma pesquisa da universidade que ouviu 278 pessoas entre 13 e 72 anos, de diferentes estados e classes sociais, sobre a temática do álcool.

Jurberg: “Muitos acreditam que o álcool apenas potencializa o câncer, mas dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que ele também é causador direto da doença”

“O levantamento revelou que 82% dos entrevistados têm baixa percepção de risco sobre o câncer, mas têm noção de que hábitos de vida podem influenciar o desenvolvimento da doença”, explica a jornalista Claudia Jurberg, coordenadora do Núcleo de Divulgação do Programa de Oncobiologia da UFRJ, que realizou o estudo. A pesquisa também revelou que 83% dos entrevistados acreditam que as propagandas de bebidas alcoólicas influenciam os outros quanto ao consumo desses itens, mas 87% creem que a publicidade não influencia a si próprio.

“Somado a isso, também temos o fato de que muitos acreditam que o álcool apenas potencializa o câncer, mas dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que ele não só potencializa, como também é causador direto da doença”, aponta Jurberg.

Com base nesse cenário, a narrativa do vídeo adota o ponto de vista da publicidade do álcool, apresentando-o como um produto sem malefícios. “Nós vivenciamos hoje com a propaganda do álcool uma situação parecida com a do tabagismo anos atrás”, comenta a jornalista. Com o desenrolar da trama, no entanto, seu personagem principal passa a sofrer as consequências da bebida.

O objetivo do vídeo, que inclui a linguagem de libras para atingir também ao público surdo, é exatamente alertar os jovens sobre os perigos de consumir bebidas alcoólicas, revelando o que é omitido pelas grandes empresas. “O consumo de álcool é tão aceito socialmente que muitas pessoas não imaginam que essas bebidas são drogas potentes”, ressalta Jurberg. A substância está relacionada ao câncer de boca, língua, laringe, faringe, esôfago e fígado.

Assista ao vídeo

Além do câncer, já foi comprovado pela medicina que o alcoolismo tem relação com dezenas de outros problemas de saúde, como doenças neurais, mentais, musculares, hepáticas, gástricas e pancreáticas. Sem falar nos problemas sociais que estão associados à ingestão dessas bebidas, como acidentes de trânsito e atos de violência.

No canal do YouTube do Programa de Oncobiologia da UFRJ, existem mais de 60 vídeos sobre temas associados ao câncer, incluindo um videojogo voltado especialmente para o público jovem surdo. A animação Do álcool e seus demônios integra uma série que conta ainda com Memórias de minhas pintas tristes, sobre o melanoma, Jogo de uma morte anunciada, sobre o tabaco, e O amor em tempos de HPV, sobre essa doença sexualmente transmissível. Todos os vídeos fazem referência a obras do escritor colombiano e prêmio Nobel de Literatura Gabriel Garcia Marques.

Lucas Lucariny
Ciência Hoje On-line