Inclusão multimídia

Não é de hoje que leitores surdos reivindicam legendas para os vídeos que, com frequência cada vez maior, acompanham nossas reportagens.

A demanda é mais do que justa, sobretudo se considerarmos que a CH On-line é sensível ao tema da inclusão, que abordamos regularmente em nossas reportagens.

No entanto, sua concretização esbarrava em obstáculos como o tamanho reduzido da equipe e a escassez de recursos. Mas esse impasse começa a se resolver.

Participei na semana passada da mesa-redonda “A mídia é surda aos surdos?”, promovido pela professora Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), idealizadora do primeiro curso de biociências para surdos no país.

O evento discutiu como a mídia – tanto impressa quanto eletrônica – é insensível às necessidades dos leitores e telespectadores surdos.

Durante o debate, manifestei a nossa disposição para legendar os vídeos produzidos pela CH On-line e, ao mesmo tempo, as dificuldades logísticas para tanto.

Ao final do evento, uma participante ofereceu seus serviços como voluntária para legendar nossos vídeos. A proposta foi prontamente aceita: nossa mais nova colaboradora é Fernanda Kyle, aluna de doutorado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ.

Poucos dias depois de nossas conversas iniciais, ela já havia legendado dois vídeos. Um deles, veiculado originalmente há alguns dias na CH On-line, traz a conversa de dois de nossos repórteres sobre um filme que deve interessar a botânicos, geólogos e amantes da ciência de maneira geral:

O outro vídeo legendado foi publicado em abril na CH das Crianças: As cobras são surdas?

Os exemplos acima são apenas o começo. A perspectiva é que de agora em diante publiquemos, sempre que possível, versões legendadas dos vídeos que acompanharem nossas matérias.

Mais uma vez, nosso agradecimento – agora em público – a Fernanda Kyle pela colaboração.

Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line