O melhor do ano na coluna Caçadores de fósseis

Olá, pessoal,

No ano passado, fizemos uma enquete para que o leitor da Ciência Hoje On-line elegesse a principal descoberta paleontológica abordada na coluna Caçadores de fósseis durante o ano de 2009.

Neste ano, estamos repetindo a iniciativa nos moldes da enquete anterior: selecionamos cinco descobertas científicas divulgadas em 2010 e pedimos que vocês escolham a que julgarem mais importante.

Pelos próximos dois meses, vocês terão a oportunidade de votar. A votação será concluída no final de março e a pesquisa vencedora será divulgada na coluna de abril.

Para relembrar os temas e decidir seu voto, confira abaixo os cinco trabalhos pré-selecionados. Clique nos títulos para reler as colunas integralmente.

Que penas!

Como todos talvez já saibam, as penas não são mais exclusivas das aves: elas foram encontradas em alguns dinossauros que antecederam esse grupo. Essa coluna apresentou algumas descobertas que estão no centro da discussão de como essas estruturas evoluíram e o que elas nos contam acerca da evolução dos dinossauros.

A nova fera do Rio Grande do Sul

Quem disse que apenas os dinossauros eram os predadores dos tempos mesozoicos? Depósitos de 220 milhões de anos do Rio Grande do Sul revelaram uma fera que está na linha de evolução dos mamíferos, competia com os dinossauros e estava no topo da cadeia alimentar.

Quem matou o golfinho?

Essa coluna desvenda uma verdadeira história de Sherlock Holmes na paleontologia: pesquisadores analisaram os restos de um golfinho de 4 milhões de anos e conseguiram chegar ao seu provável “assassino”, tendo, inclusive, estabelecido a maneira pela qual a “vítima” foi atacada!

Antes do nascer do Sol

Por meio do emprego de uma técnica rebuscada para analisar um meteorito coletado em 1864, pesquisadores descobriram vestígios de uma supernova bem mais antiga do que o nosso Sistema Solar.

Biodiversidade da Amazônia explicada

Com a ajuda de fósseis, microfósseis e dados ambientais, moleculares e geológicos, uma equipe multidisciplinar de quase duas dezenas de pesquisadores – incluindo brasileiros – desvendou como o surgimento dos Andes teve influência direta na composição da fauna e flora do presente e do passado da região amazônica.

E então? Qual é o seu favorito?
Participe da enquete!