Relatividade em quadrinhos

Quatro páginas para renovar a visão sobre a gravidade. Parece tarefa absurda, mas esse foi o feito do físico Albert Einstein no seu pequeno artigo publicado em 1915, no qual descreveu a teoria da relatividade geral – 10 anos depois de seu ‘ano miraculoso’, quando publicou a teoria da relatividade restrita (ou relatividade especial).

Cho: “Embora a teoria seja altamente matemática, a ideia básica por trás dela – de que a gravidade deforma o espaço-tempo – não é tão difícil de ser compreendida”

Para comemorar os 100 anos da ‘superteoria’, a revista Science preparou um guia bastante descontraído – disponível on-line – para explicar os conceitos abordados por Einstein. General relativity: the comic book é uma HQ interativa, em que a história se desenrola na velocidade do leitor. O produto final é simples e acessível, e ainda conta com trilha sonora.

O escritor da HQ, o jornalista Adrian Cho, conversou com a CH On-line sobre os objetivos da iniciativa. “Queríamos explicar as ideias básicas da relatividade geral de uma maneira visual; e quem não ama uma história em quadrinhos?”, diz Cho.

“Embora a teoria seja altamente matemática, a ideia básica por trás dela – de que a gravidade deforma o espaço-tempo – não é tão difícil de ser compreendida”, comenta o jornalista. “Espero que a HQ ajude mais pessoas a entenderem as ideias de Einstein”, finaliza.

Einstein super-herói

Na história, Einstein é o super-herói que guia a leitura. Ao avançar, o leitor tem acesso ao que se passava na mente do cientista e o que o levou à elaboração da teoria da relatividade geral.

Estrelas, satélites e nós, humanos, tudo sob o domínio da gravidade. A ação misteriosa dessa força foi uma incógnita por séculos, intrigou e motivou estudiosos ao redor do planeta, enquanto este também caía em direção ao Sol, puxado pela gravidade.

Imaginativa, cheia de cores e movimento, a HQ é uma homenagem acertada para a teoria

O físico Isaac Newton pavimentou o caminho pelo qual, posteriormente, Einstein passaria. O cientista procurou novas perspectivas. Inconformado com o que não estava completamente respondido, ousou perguntar a si mesmo: e se…

A jornada de Einstein em direção à teoria da relatividade geral não nos ensina apenas como fazer ciência. Um mundo em guerra não limitou sua imaginação nem o impediu de se dedicar ao que lhe parecia correto. E ele estava certo.

Imaginativa, cheia de cores e movimento, a HQ é uma homenagem acertada para a teoria que hoje é aceita como a melhor descrição da atuação da gravidade.

Everton Lopes
Ciência Hoje On-line