Relatividade em quadrinhos

Quatro páginas para renovar a visão sobre a gravidade. Parece tarefa absurda, mas esse foi o feito do físico Albert Einstein no seu pequeno artigo publicado em 1915, no qual descreveu a teoria da relatividade geral – 10 anos depois de seu ‘ano miraculoso’, quando publicou a teoria da relatividade restrita (ou relatividade especial).

Cho: “Embora a teoria seja altamente matemática, a ideia básica por trás dela – de que a gravidade deforma o espaço-tempo – não é tão difícil de ser compreendida”

Para comemorar os 100 anos da ‘superteoria’, a revista Science preparou um guia bastante descontraído – disponível on-line – para explicar os conceitos abordados por Einstein. General relativity: the comic book é uma HQ interativa, em que a história se desenrola na velocidade do leitor. O produto final é simples e acessível, e ainda conta com trilha sonora.

O escritor da HQ, o jornalista Adrian Cho, conversou com a CH On-line sobre os objetivos da iniciativa. “Queríamos explicar as ideias básicas da relatividade geral de uma maneira visual; e quem não ama uma história em quadrinhos?”, diz Cho.

“Embora a teoria seja altamente matemática, a ideia básica por trás dela – de que a gravidade deforma o espaço-tempo – não é tão difícil de ser compreendida”, comenta o jornalista. “Espero que a HQ ajude mais pessoas a entenderem as ideias de Einstein”, finaliza.

Einstein super-herói

Na história, Einstein é o super-herói que guia a leitura. Ao avançar, o leitor tem acesso ao que se passava na mente do cientista e o que o levou à elaboração da teoria da relatividade geral.

Estrelas, satélites e nós, humanos, tudo sob o domínio da gravidade. A ação misteriosa dessa força foi uma incógnita por séculos, intrigou e motivou estudiosos ao redor do planeta, enquanto este também caía em direção ao Sol, puxado pela gravidade.

Imaginativa, cheia de cores e movimento, a HQ é uma homenagem acertada para a teoria

O físico Isaac Newton pavimentou o caminho pelo qual, posteriormente, Einstein passaria. O cientista procurou novas perspectivas. Inconformado com o que não estava completamente respondido, ousou perguntar a si mesmo: e se…

A jornada de Einstein em direção à teoria da relatividade geral não nos ensina apenas como fazer ciência. Um mundo em guerra não limitou sua imaginação nem o impediu de se dedicar ao que lhe parecia correto. E ele estava certo.

Imaginativa, cheia de cores e movimento, a HQ é uma homenagem acertada para a teoria que hoje é aceita como a melhor descrição da atuação da gravidade.

Everton Lopes
Ciência Hoje On-line

Matéria publicada em 24.03.2015

COMENTÁRIOS

  • Poli polo

    Odeio

    Publicado em 10 de março de 2019 Responder

    • Anônimo

      Feio

      Publicado em 10 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

CONTEÚDO RELACIONADO

Inovação no ensino de bioquímica

Livro resultante de um projeto que reúne pesquisadores de cinco países, entre eles o Brasil, usa uma abordagem inovadora para ensinar bioquímica a alunos de nível superior na área de saúde.

Parceria contra câncer e bactérias patogênicas

Resultados de estudos sobre os mecanismos de entrada das proteínas virais nas células, feitos por pesquisadores brasileiros e portugueses, deram origem a um projeto para o desenvolvimento de fármacos para o combate de diversas doenças.