Tecnologia a serviço dos corais

Numa das ruas mais charmosas do Brasil, a rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda (BA), está localizado o Espaço Coral Vivo Mucugê, que acaba de ser reinaugurado com novas atrações. Parte do Projeto Coral Vivo, o espaço oferece uma verdadeira viagem ao mundo dos recifes de coral, agora enriquecida com recursos tecnológicos e interativos.

“O Projeto Coral Vivo é voltado para promover ações relacionadas à conservação dos recifes de coral e de ambientes coralíneos”, explica Débora Pires, bióloga e coordenadora de comunicação do Projeto Coral Vivo, iniciativa sem fins lucrativos que conta com o patrocínio da Petrobras. “Atuamos em quatro vertentes: pesquisa científica, educação ambiental, mobilização social e políticas públicas”, acrescenta.

Esqueletos de corais
Esqueletos de colônias de corais centenárias encontradas pelo mundo estão em exposição permanente no Espaço Coral Vivo Mucugê. (foto: Projeto Coral Vivo)

Aberto desde 2012, o Espaço Coral Vivo Mucugê integra as ações de mobilização social do projeto. Após a reinauguração, telas interativas, jogos e vídeos especialmente produzidos para o espaço passaram a dar um toque tecnológico para a exposição permanente de esqueletos centenários de colônias de corais.

“O Espaço Coral Vivo Mucugê foi criado para levar experiências de encantamento sobre a importância da conservação dos ambientes recifais. Ficamos em Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, e o lugar é um dos mais ricos em biodiversidade marinha do Atlântico Sul”, diz Pires.

O espaço une interatividade e informação na busca pela conscientização para a manutenção da vida marinha. “Ao trazermos para a superfície o que se encontra no fundo do mar, tanto os moradores quanto os turistas passam a contribuir para a conservação”, finaliza a bióloga.

Espaço Coral Vivo Mucugê
Funcionamento: De segunda a sábado, das 16h às 23h.
Entrada gratuita.
Rua do Mucugê, 402, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Bahia.

 

Veja o documentário Vida nos recifes, realização do Projeto Coral Vivo

Everton Lopes
Ciência Hoje On-line