Sobrecultura

Do ponto à explosão criativa

Pela primeira vez na América Latina, exposição de Kandinsky reúne 153 peças do pintor russo e de seus interlocutores no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, a partir de amanhã. Mostra esteve em Brasília e seguirá para Belo Horizonte e São Paulo.

O Hans Staden de Cândido Portinari

Desenhos do artista brasileiro para ilustrar livro do aventureiro alemão não chegaram a ser publicados pelo editor que os solicitou. Décadas depois, sobreCultura recupera história das ilustrações que retratam os efeitos do colonialismo sobre os indígenas.

Ariano: fé no Brasil

SobreCultura homenageia o escritor falecido em julho passado que buscou identificar uma origem e uma tradição reais da cultura brasileira. E destaca como o catolicismo – faceta pouco lembrada – faz parte de sua obra.

Memórias de um africanista

Laureado com o Prêmio Camões, o escritor e diplomata Alberto da Costa e Silva, fala, em entrevista ao sobreCultura, sobre a história e a cultura da África e sua relação com o Brasil, temas aos quais se dedicou por décadas.

O país do ‘novo homem’

Livro esgotado do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser merece reedição, aponta resenha da seção ‘Perdidos e Achados’ no sobreCultura. Sua leitura contribuiria para uma reflexão sobre a atual situação do Brasil.

A natureza da moralidade

No sobreCultura, resenha analisa três ensaios filosóficos publicados pela irlandesa Iris Murdoch nos anos 1960 e agora reunidos no livro ‘A soberania do Bem’. Preciosidade na história da filosofia moral, volume tem o amor como tema central.

Pausas do destino

Cada fotografia guarda uma história a ser contada e a ser adivinhada, destaca historiador no sobreCultura, lembrando a importância de saber ler o futuro nas imagens capturadas no passado.

A nuvem de ‘smog’

No sobreCultura, arquiteto analisa o papel da cultura na sociedade contemporânea – o de destacar perspectivas essenciais para a constituição do homem e do mundo, de modo a responder aos seus principais desafios.