A ensolarada energia transformadora

Assim como fez com o petróleo – aprendendo a extraí-lo e transformá-lo em riqueza, com muita pesquisa e inovação –, o Brasil precisa fazer o mesmo com a energia solar, que, em breve, será uma das fontes de energia mais importantes do planeta.

No Brasil, em quase todas as regiões, temos praticamente dias ensolarados o ano todo. Essa dádiva, que muitos países não têm, permite que sejamos um dos maiores produtores de alimentos e biocombustíveis do mundo. Isso acontece porque as plantas conseguem realizar, por meio da fotossíntese,a extraordinária operação de usar luz solar como fonte de energia para fabricar moléculas, convertendo dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso.

Ao ingerir alimentos, os organismos os transformam, com processos digestórios, em moléculas que permitirão às células extrair essa energia química e garantir a manutenção da vida.

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

Nióbio: salvação ou promessa brasileira do século 21?

Talvez, você já tenha lido nas redes sociais que a exploração do nióbio seria a ‘salvação’ para a economia do Brasil. Isso procede? O que é fato sobre esse elemento químico? Que propriedades o fazem tão especial?

Deus e o Diabo na literatura dirigida à infância

Como estratégia para conquistar as crianças indígenas, o padre jesuíta José de Anchieta valia-se de autos e recitais de poesia.