A ensolarada energia transformadora

Assim como fez com o petróleo – aprendendo a extraí-lo e transformá-lo em riqueza, com muita pesquisa e inovação –, o Brasil precisa fazer o mesmo com a energia solar, que, em breve, será uma das fontes de energia mais importantes do planeta.

No Brasil, em quase todas as regiões, temos praticamente dias ensolarados o ano todo. Essa dádiva, que muitos países não têm, permite que sejamos um dos maiores produtores de alimentos e biocombustíveis do mundo. Isso acontece porque as plantas conseguem realizar, por meio da fotossíntese,a extraordinária operação de usar luz solar como fonte de energia para fabricar moléculas, convertendo dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso.

Ao ingerir alimentos, os organismos os transformam, com processos digestórios, em moléculas que permitirão às células extrair essa energia química e garantir a manutenção da vida.

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

Qual a relação entre religião e bondade?

A religiosidade está associada a atos que promovam o bem-estar do outro? Como explicar a ambiguidade entre o discurso religioso de amor e as guerras e perseguições motivadas por crenças religiosas?

Saúde pública X privada

Qual o futuro do SUS? O que fazer para garantir o direito à saúde da população?