A ensolarada energia transformadora

Assim como fez com o petróleo – aprendendo a extraí-lo e transformá-lo em riqueza, com muita pesquisa e inovação –, o Brasil precisa fazer o mesmo com a energia solar, que, em breve, será uma das fontes de energia mais importantes do planeta.

No Brasil, em quase todas as regiões, temos praticamente dias ensolarados o ano todo. Essa dádiva, que muitos países não têm, permite que sejamos um dos maiores produtores de alimentos e biocombustíveis do mundo. Isso acontece porque as plantas conseguem realizar, por meio da fotossíntese,a extraordinária operação de usar luz solar como fonte de energia para fabricar moléculas, convertendo dióxido de carbono, água e minerais em compostos orgânicos e oxigênio gasoso.

Ao ingerir alimentos, os organismos os transformam, com processos digestórios, em moléculas que permitirão às células extrair essa energia química e garantir a manutenção da vida.

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

13 de maio também é dia de negro!

Para além da Lei Áurea, vamos refletir sobre a liberdade a partir das trajetórias de abolicionistas negros? Que projetos de liberdade e de nação formularam e como agiam? Como isso pode ser trabalhado nas aulas de História?

Corais ameaçados pelas mudanças climáticas

Você sabe o que é um coral? Já ouviu falar em branqueamento de corais? Será que você pode fazer alguma coisa para ajudar?