A estranha natureza das coisas

Telescópios nos revelaram a vasta composição do cosmos e microscópios, a intricada composição celular da vida. Mas, talvez, a mais fascinante descoberta sobre a natureza das coisas seja o peculiar comportamento dual da matéria em nível atômico e subatômico.

Nossa percepção cotidiana faz com que construamos uma imagem do mundo que nos cerca. Sabemos que uma pedra tem certas características que a fazem diferente da água líquida e também sabemos que um ser vivo se comporta de maneira distinta da matéria inerte.

Com o avanço do conhecimento, ampliamos nossas percepções por meio de diversos equipamentos. As invenções do telescópio e do microscópio, por exemplo, mostraram que existiam coisas que estão além de nossa visão. O primeiro mostrou que as estrelas são mais do que pontos brilhantes no céu, revelando-nos que existem bilhões e bilhões delas, as quais se agrupam em complexas estruturas, como galáxias. O segundo permitiu não só desvendar a base celular dos seres vivos, mas também mostrar que dentro delas há ‘pequenos universos’ com estruturas muito complexas.

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

Nióbio: salvação ou promessa brasileira do século 21?

Talvez, você já tenha lido nas redes sociais que a exploração do nióbio seria a ‘salvação’ para a economia do Brasil. Isso procede? O que é fato sobre esse elemento químico? Que propriedades o fazem tão especial?

Deus e o Diabo na literatura dirigida à infância

Como estratégia para conquistar as crianças indígenas, o padre jesuíta José de Anchieta valia-se de autos e recitais de poesia.