A fórmula da igualdade de gênero na química

Pesquisadora premiada lista ações importantes para que cada vez mais mulheres ocupem posições de destaque na ciência.

Ainda é tímido o número de mulheres em posição de destaque na química, assim como em muitas áreas da ciência do Brasil. Essa realidade, no entanto, está em transformação. Mais e mais mulheres têm optado pelas ciências exatas. Não é uma mudança repentina: diversas ações têm mostrado às jovens que, se elas quiserem, podem e devem escolher esses setores, antes vistos como “masculinos”.  É evidente a ampliação das discussões sobre a garantia da redução das desigualdades, a inserção das minorias nos diversos ambientes da sociedade, inclusive na química.Mas não basta abrir esses caminhos apenas na universidade. Meninas ainda são desestimuladas a participar de brincadeiras porque são “meninas”, portanto, é urgente refletir sobre os processos educacionais.

Márcia Foster Mesko

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos
Universidade Federal de Pelotas

A matemática da natureza

As palestras e vídeos que o matemático Tadashi Tokieda compartilhada nas redes têm milhões de visualizações. Apesar disso, nega ser um divulgador científico. Nesta entrevista à CH, ele fala do seu processo de extrair a ciência do que está à sua volta.

Por que Merlí?