A hiperveloz fotobiologia estrutural

Pesquisadores que estudam as mudanças causadas pela luz na estrutura das células observam em tempo real processo cuja duração não ultrapassa a casa dos trilionésimos de segundo.

Fotobiologia estrutural é a ciência que estuda mudanças nas estruturas das células por meio da absorção de luz. Trata-se de algo extremamente difícil de estudar, em razão da rapidez com que essas alterações ocorrem.

Se algo se passa em um piscar de olhos (cerca de 0,5 segundo ou 500 milissegundos), não é possível observá-lo se piscarmos. Para fotografias esportivas ‒ que lidam com movimentos em alta velocidade ‒, o obturador da máquina também precisa ser muito veloz,para evitar imagens borradas. Ou seja, ele deve abrir e fecharem aproximadamente um décimo do milissegundo.

Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal)

Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.

Outro lado das tatuagens

Prática milenar muito difundida na sociedade moderna começa a ser usada para prevenir e tratar doenças.