A hiperveloz fotobiologia estrutural

Pesquisadores que estudam as mudanças causadas pela luz na estrutura das células observam em tempo real processo cuja duração não ultrapassa a casa dos trilionésimos de segundo.

 

Fotobiologia estrutural é a ciência que estuda mudanças nas estruturas das células por meio da absorção de luz. Trata-se de algo extremamente difícil de estudar, em razão da rapidez com que essas alterações ocorrem.

Se algo se passa em um piscar de olhos (cerca de 0,5 segundo ou 500 milissegundos), não é possível observá-lo se piscarmos. Para fotografias esportivas ‒ que lidam com movimentos em alta velocidade ‒, o obturador da máquina também precisa ser muito veloz,para evitar imagens borradas. Ou seja, ele deve abrir e fecharem aproximadamente um décimo do milissegundo.

Carlos Alberto dos Santos
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal)

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

Qual é a sua inteligência?

Estudo sugere que não há apenas um pico de atividade intelectual ao longo da vida, mas que a mente vai se aperfeiçoando por meio de habilidades específicas distribuídas para cada idade.

Do mar aos coprólitos e à saúde silvestre

Frustrada em uma expedição com Jacques Custeou, a bióloga Marcia Chame desistiu da biologia marinha e abraçou a paleoparasitologia, contribuindo para a conservação da biodiversidade e conquistando diversos prêmios na área