Em busca de uma visão cósmica

Há milhares de anos, tentamos encontrar respostas para perguntas fundamentais, como: De onde viemos? Para onde vamos? Por que estamos aqui? Da Antiguidade aos modernos experimentos em aceleradores de partículas e observações feitas em grandes telescópios, temos tentado criar uma visão unificada para entender nosso mundo.

Entre as várias propostas, a física tem sido uma das mais bem-sucedidas. Suas teorias são quase sempre simples e abrangentes, com um número pequeno de pressupostos que servem de alicerces para um edifício sólido de conhecimento. Essas fundações se desdobram em diferentes patamares de compreensão da natureza. Em alguns momentos, esse edifício sofreu ‘tremores’ que criaram ‘rachaduras’ em suas bases, mas as reformas levaram a uma estrutura ainda mais rígida.

Departamento de Física,

Universidade Federal de São Carlos (SP)

A matemática da natureza

As palestras e vídeos que o matemático Tadashi Tokieda compartilhada nas redes têm milhões de visualizações. Apesar disso, nega ser um divulgador científico. Nesta entrevista à CH, ele fala do seu processo de extrair a ciência do que está à sua volta.

Por que Merlí?