Estamos no mapa

Cada vez mais preciso, sistema que permite localizar um ponto em qualquer parte do mundo é aplicado em diversas áreas e se populariza, com vantagens e perigos.

 

Saber se localizar no espaço não é tarefa simples. Passar essa informação estratégica para outras pessoas era muito complicado antigamente. Mas agora depende, muitas vezes, de uns poucos cliques no celular. Afinal, até para marcar um encontro compartilhamos nossa localização.

Posicionar um objeto no espaço significa determinar suas coordenadas em relação a um referencial específico. O posicionamento é global. Isso significa que estamos falando a mesma língua ao nos deslocarmos usando esse tipo de tecnologia. Podemos, portanto, usar navegadores em qualquer lugar do mundo.

Carla Madureira Cruz

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

As várias faces do carbono

Ele é considerado o elemento da vida, mas também é apontado como responsável pelo aquecimento global. O que faz esse elemento químico ter diferentes faces?

Vacinas, para que as quero?

O mecanismo que torna esses imunológicos mais duradouros ou não ainda segue sem resposta. Mas ninguém deveria duvidar de seu poderoso efeito protetor.