Física mesoscópica na biologia

A migração e a aglomeração de células são fenômenos complexos que não podem ser entendidos apenas com base nas funções biológicas ou bioquímicas. Ajuda nesse sentido tem vindo de uma área nova e vibrante: a física mesoscópica.

 

A edição de julho deste ano de Nature Physics traz cinco artigos sobre a chamada física dos sistemas vivos.Selecionei um deles, que trata dos princípios físicos que governam a organização coletiva das células em escala mesoscópica, ou seja, entre as escalas microscópicas e macroscópicas.

Ao longo de séculos, os físicos estudaram fenômenos macroscópicos. A partir da década de 1920, com o desenvolvimento da mecânica quântica, o mundo microscópico foi invadido com sucesso. Já a física mesoscópica aborda fenômenos entre esses dois extremos: entre 100 nanômetros (tamanho de um vírus) e 1 mil nanômetros (tamanho de uma bactéria).

Carlos Alberto dos Santos
Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal)

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

13 de maio também é dia de negro!

Para além da Lei Áurea, vamos refletir sobre a liberdade a partir das trajetórias de abolicionistas negros? Que projetos de liberdade e de nação formularam e como agiam? Como isso pode ser trabalhado nas aulas de História?

Corais ameaçados pelas mudanças climáticas

Você sabe o que é um coral? Já ouviu falar em branqueamento de corais? Será que você pode fazer alguma coisa para ajudar?