Física mesoscópica na biologia

A migração e a aglomeração de células são fenômenos complexos que não podem ser entendidos apenas com base nas funções biológicas ou bioquímicas. Ajuda nesse sentido tem vindo de uma área nova e vibrante: a física mesoscópica.

A edição de julho deste ano de Nature Physics traz cinco artigos sobre a chamada física dos sistemas vivos.Selecionei um deles, que trata dos princípios físicos que governam a organização coletiva das células em escala mesoscópica, ou seja, entre as escalas microscópicas e macroscópicas.

Ao longo de séculos, os físicos estudaram fenômenos macroscópicos. A partir da década de 1920, com o desenvolvimento da mecânica quântica, o mundo microscópico foi invadido com sucesso. Já a física mesoscópica aborda fenômenos entre esses dois extremos: entre 100 nanômetros (tamanho de um vírus) e 1 mil nanômetros (tamanho de uma bactéria).

Instituto Federal de Educação
Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Natal)

A matemática da natureza

As palestras e vídeos que o matemático Tadashi Tokieda compartilhada nas redes têm milhões de visualizações. Apesar disso, nega ser um divulgador científico. Nesta entrevista à CH, ele fala do seu processo de extrair a ciência do que está à sua volta.

Por que Merlí?