Juízo final

Previsões catastrofistas como a de uma sexta extinção em massa têm apoio de cientistas, que atribuem a responsabilidade ao Homo sapiens.

Uma das atrações do início do ano são as previsões. Nessa arena, os videntes têm a sua chance de vaticinar com liberdade, sendo que, tradicionalmente, a maior atenção é dirigida aos catastrofistas. Nesta última categoria, o fim do mundo tem sido anunciado de maneira mais ou menos regular; em geral, com base nas interpretações de profecias que costumam ser vagas e/ou ambíguas. Nelas, o perigo vem de fora: são colisões de asteroides gigantes, dilúvios pós-bíblicos e invasões de extraterrestres.

Com exceção de um número reduzido de adivinhos que adquiriram lastro histórico – o médico e alquimista francês Nostradamus (1503-1566) vem à mente –, poucos são levados a sério, devido à natureza folclórica de suas predições. Mas, agora, os próprios cientistas juntam-se às fileiras dos profetas.

Em questão de décadas, a biosfera do planeta poderá mudar de modo irreversível, caso não haja imediato e efetivo controle das emissões de gases pelos países mais poluentes.

Franklin Rumjanek
Instituto de Bioquímica Médica,

Nióbio: salvação ou promessa brasileira do século 21?

Talvez, você já tenha lido nas redes sociais que a exploração do nióbio seria a ‘salvação’ para a economia do Brasil. Isso procede? O que é fato sobre esse elemento químico? Que propriedades o fazem tão especial?

Deus e o Diabo na literatura dirigida à infância

Como estratégia para conquistar as crianças indígenas, o padre jesuíta José de Anchieta valia-se de autos e recitais de poesia.