Lições do Pantera Negra

Filme da Marvel Comics traz modelo de sociedade negra extremamente desenvolvida tecnológica e cientificamente e suscita reflexão sobre representatividade dos negros no cinema e na ciência.

 

Localizado na África Oriental, Wakanda é o país fictício mais tecnológico do mundo e detentor do metal – também fictício – mais precioso dos quadrinhos, o vibranium. O rei de Wakanda, coroado após a morte de seu pai,é T’Challa, que assume o nome de Pantera Negra, protagonista do filme da Marvel Comics. No seu ritual de coroação, T’Challa toma um chá feito com uma erva encontrada somente em Wakanda, e isso lhe dá habilidades especiais, como maior força e velocidade, capacidade de cura mais acelerada, sentidos mais aguçados, entre outras.

Como o vibranium é extremamente valioso e poderoso, e como esse metal só existe – e em alta quantidade – em Wakanda, os wakandanos têm uma enorme preocupação em manter o país escondido do resto do mundo.

Lucas Miranda
Editor do blog Ciência Nerd
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor),
Universidade Estadual de Campinas

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

Qual a relação entre religião e bondade?

A religiosidade está associada a atos que promovam o bem-estar do outro? Como explicar a ambiguidade entre o discurso religioso de amor e as guerras e perseguições motivadas por crenças religiosas?

Saúde pública X privada

Qual o futuro do SUS? O que fazer para garantir o direito à saúde da população?