Máquina do tempo digital

Como um videogame, simulador urbano nos permite viajar pela história da arquitetura, revelando as transformações das cidades de forma dinâmica, tridimensional e em tempo real.

 

Assistimos, neste início de século, a um poderoso fenômeno cultural que vem transformando a maneira como nos relacionamos com a informação e com a própria linguagem. No mundo interconectado, geram-se novas formas de construir o conhecimento a partir da chamada ‘cultura da convergência’, o movimento de interconexão das mídias que permite que campos de conhecimento, antes isolados, passem a compartilhar os mesmos espaços de discussão e criação. Essa dinâmica atinge todos os campos da cultura, e possibilita o surgimento das narrativas transmidiáticas, aquelas não associadas a nenhuma mídia específica, mas que se valem delas para a criação de novas formas de contar histórias.

Naylor Vilas Boas

Programa de Pós-graduação e Urbanismo,
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

As várias faces do carbono

Ele é considerado o elemento da vida, mas também é apontado como responsável pelo aquecimento global. O que faz esse elemento químico ter diferentes faces?

Vacinas, para que as quero?

O mecanismo que torna esses imunológicos mais duradouros ou não ainda segue sem resposta. Mas ninguém deveria duvidar de seu poderoso efeito protetor.