Máquina do tempo digital

Como um videogame, simulador urbano nos permite viajar pela história da arquitetura, revelando as transformações das cidades de forma dinâmica, tridimensional e em tempo real.

 

Assistimos, neste início de século, a um poderoso fenômeno cultural que vem transformando a maneira como nos relacionamos com a informação e com a própria linguagem. No mundo interconectado, geram-se novas formas de construir o conhecimento a partir da chamada ‘cultura da convergência’, o movimento de interconexão das mídias que permite que campos de conhecimento, antes isolados, passem a compartilhar os mesmos espaços de discussão e criação. Essa dinâmica atinge todos os campos da cultura, e possibilita o surgimento das narrativas transmidiáticas, aquelas não associadas a nenhuma mídia específica, mas que se valem delas para a criação de novas formas de contar histórias.

Naylor Vilas Boas

Programa de Pós-graduação e Urbanismo,
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo,
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

Leite materno, fígado e sistema imune: relação íntima

Interromper a amamentação pode prejudicar uma função pouco conhecida do fígado de bebês e torná-los mais suscetíveis a doenças medicamentosas ao longo da vida

Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.