O espírito viajante e observador de Oswaldo Cruz

Andanças do cientista pelo mundo estão registradas em cartas que revelam épocas difíceis durante a Primeira Grande Guerra.

Oswaldo Cruz (1872-1917) era um viajante incansável: percorreu o Brasil de norte a sul e visitou inúmeros países na Europa e nas Américas. Sua primeira viagem foi em 1877, aos cinco anos de idade, quando seus pais se mudaram de São Luiz do Paraitinga, em São Paulo, para o Rio de Janeiro.

No bairro do Jardim Botânico, onde foi morar com a família, conheceu Emília Fonseca, a Miloca, sua companheira da vida inteira. Com ela, esteve pela primeira vez em Paris, para fazer o curso de especialização em microbiologia no Instituto Pasteur. O casal embarcou em 1897 para a capital francesa com dois filhos pequenos, Lizeta e Bento, e lá nasceria a terceira filha, Hercília. Voltaram em 1898.

Depois disso, Oswaldo Cruz não parou mais. Sempre a trabalho, foi para Berlim, Paris, Londres, Washington, Nova York, Cidade do México, Dresden (Alemanha), Buenos Aires, Montevideu, Assunção… Conheceu todos os portos fluviais e marítimos do Brasil, foi até a região onde se construía a estrada de ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho, além de visitar Manaus e Belém.

Ana Luce Girão Soares de Lima
Departamento de Arquivo e Documentação,
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz

A matemática da natureza

As palestras e vídeos que o matemático Tadashi Tokieda compartilhada nas redes têm milhões de visualizações. Apesar disso, nega ser um divulgador científico. Nesta entrevista à CH, ele fala do seu processo de extrair a ciência do que está à sua volta.

Por que Merlí?