O ‘geo’ no marketing

Como mapas podem auxiliar na estratégia de vendas, otimizando serviços e favorecendo o encontro entre oferta e procura?

 

O geomarketing, área multidisciplinar que se baseia no tripé geografia, cartografia e marketing, surge como uma nova perspectiva para a exploração da geoinformação. Sabemos que os dados de localização podem auxiliar– e muito – na tomada de decisões estratégicas. E porque não no marketing? Um dos propósitos do geomarketing é justamente investir no conhecimento sobre os lugares a partir da observação de registros de dados relativos aos vínculos do homem com o espaço vivido.

O conceito de geomarketing tem evoluído à medida que é reconhecido e aplicado também em áreas independentes da mercadológica, como o desenvolvimento sustentável. Esses avanços estão relacionados à aquisição e ao registro de maior quantidade e variedade de dados,ao surgimento de novas visões sobre o marketing e ao aprimoramento das geotecnologias.

Carla Madureira Cruz

Departamento de Geografia, Instituto de Geociências
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

Leite materno, fígado e sistema imune: relação íntima

Interromper a amamentação pode prejudicar uma função pouco conhecida do fígado de bebês e torná-los mais suscetíveis a doenças medicamentosas ao longo da vida

Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.