O que é literatura?

Para definir as narrativas literárias é preciso ir além das diferenças entre fato e ficção, entre verdade histórica e verdade artística.

Penso que seja bastante apropriado ao espírito científico inaugurar essa coluna, onde pretendo me debruçar sobre narrativas literárias, com uma reflexão sobre o que é literatura. Terry Eagleton, em Teoria da Literatura, destaca uma questão complexa e de extrema importância para os profissionais cujo livro é o principal instrumento de trabalho. Para ele, definir o que vem a ser literatura não é tarefa fácil, pois essa definição deve levar em conta diversos aspectos, como os tempos e contextos em que as narrativas são produzidas.

Georgina Martins

Professora aposentada da Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

 

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

Leite materno, fígado e sistema imune: relação íntima

Interromper a amamentação pode prejudicar uma função pouco conhecida do fígado de bebês e torná-los mais suscetíveis a doenças medicamentosas ao longo da vida

Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.