O que é literatura?

Para definir as narrativas literárias é preciso ir além das diferenças entre fato e ficção, entre verdade histórica e verdade artística.

Penso que seja bastante apropriado ao espírito científico inaugurar essa coluna, onde pretendo me debruçar sobre narrativas literárias, com uma reflexão sobre o que é literatura. Terry Eagleton, em Teoria da Literatura, destaca uma questão complexa e de extrema importância para os profissionais cujo livro é o principal instrumento de trabalho. Para ele, definir o que vem a ser literatura não é tarefa fácil, pois essa definição deve levar em conta diversos aspectos, como os tempos e contextos em que as narrativas são produzidas.

Georgina Martins

Professora aposentada da Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

A matemática da natureza

As palestras e vídeos que o matemático Tadashi Tokieda compartilhada nas redes têm milhões de visualizações. Apesar disso, nega ser um divulgador científico. Nesta entrevista à CH, ele fala do seu processo de extrair a ciência do que está à sua volta.

Por que Merlí?