Os maravilhosos tijolos da natureza

Hoje – com base no fato de que tudo é feito de átomos –, somos capazes de manipular esses tijolos da natureza para produzir novas formas de matéria, que, muitas vezes, são a base de novas tecnologias presente em nosso cotidiano.

O fato de que todas as coisas são feitas de átomos foi uma das maiores descobertas feitas pela humanidade. Imaginar que algo invisível ao nosso olhar é responsável pela enorme diversidade de coisas é fantástico.

Os átomos têm em seu núcleo prótons (carga elétrica positiva) e nêutrons (sem carga elétrica). A massa destes últimos é levemente maior que a dos primeiros. Em uma escala muito maior que a do núcleo, temos os elétrons, com carga elétrica igual a do próton, mas negativa, e com massa 1.836 vezes menor que a do próton. Além dessas características, essas três partículas subatômicas têm o chamado spin, associado a seu momento angular intrínseco. O spin é uma propriedade exclusivamente quântica ­– ou seja, sem similar no mundo macroscópico.

Departamento de Física,
Universidade Federal de São Carlos (SP)

Inteligência artificial, para onde vamos?

Inteligência Artificial (IA) é um tema que atrai muita atenção e parece sempre remeter ao futuro. Mas ela já faz parte do nosso dia a dia há tempos. A questão é: para onde a IA pode nos levar?