Posso usar a sua localização?

Pode parecer novo, mas não é. Pensar e usar informações associadas à localização espacial, ou geoinformação, é algo feito desde os primórdios da civilização. Em nossa existência, sempre buscamos formas de melhor localizar lugares e eventos. Podemos comprovar isso por meio de registros pré-históricos que indicavam a localização de áreas de maior acessibilidade à água, à caça, aos abrigos…

Com nossa evolução, fomos agregando tecnologias e conhecimentos que possibilitaram o registro cada vez mais complexo e preciso das informações, no espaço e no tempo. Com o uso ampliado da geoinformação, suas aplicações foram potencializadas, permitindo que o acesso a dados georreferenciados fosse traduzido em noções de proximidade, com orientações do tipo: Onde estou? Qual a distância? Como chegar?

 

Carla Madureira Cruz

Departamento de Geografia

Instituto de Geociências

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

CONTEÚDO RELACIONADO

Pequenas Grandes Questões

Está mesmo ocorrendo um aquecimento em todo o planeta? Existe alguma relação entre as vacinas e a ocorrência de autismo? Há evidências de que os neandertais acasalaram com os humanos modernos? Confira as respostas de especialistas.

Missão espacial Gaia

Dados da segunda etapa da missão divulgados recentemente representam um salto no entendimento da origem, estrutura e evolução da Via Láctea.