Prazer, esportômica

Uma análise dos estudos que melhoram desempenho de atletas de elite e contribuem para compreender doenças.

Quando se fala na ligação entre esporte e academia, a maioria das pessoas deve pensar em esteiras, pesos e aparelhos de musculação. Para muitos torcedores que frequentam estádios e ginásios podeser difícil imaginar, mas cientistas também marcam presença em campos de competição e treinamento. Mais que isso: o trabalho desses pesquisadores pode influir na dieta, nos programas de preparação e, consequentemente, na melhora da performance de atletas de alto desempenho.

É assim que funciona a esportômica, abordagem desenvolvida no Laboratório de Bioquímica de Proteínas (LBP) da UNIRIO, que trabalha com atletas de nível internacional e realizou ações nos Jogos Olímpicos de Londres e do Rio, entre outros eventos. Diferentemente dos estudos realizados dentro de laboratórios, em condições extremamente controladas, as análises esportômicas são feitas a partir de amostras de sangue, urina, suor e saliva de atletas coletadas in loco, reproduzindo os desafios reais e as condições enfrentadas durante as performances esportivas.

Alexandre Magno-França
Adriana Bassini
L. C. Cameron

Laboratório de Bioquímica de Proteínas
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

A matemática da natureza

As palestras e vídeos que o matemático Tadashi Tokieda compartilhada nas redes têm milhões de visualizações. Apesar disso, nega ser um divulgador científico. Nesta entrevista à CH, ele fala do seu processo de extrair a ciência do que está à sua volta.

Por que Merlí?