Resgate de memórias

Dois irmãos: uma jornada fantástica, animação da Pixar lançada em 2020, não é só para crianças. Convida o expectador de qualquer idade a uma reflexão sobre contextos pessoais, familiares e até da sociedade.

Dois Irmãos: uma jornada fantástica é uma animação de 2020, que foi lançada nos cinemas pouco antes de entrarmos em isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus. Por sorte tive oportunidade de assistir, me divertir e me emocionar!

Essa animação comovente consegue lidar, ao mesmo tempo, com um universo fantástico e problemas familiares. Dirigida por Dan Scanlon, o mesmo de Universidade Monstro, Dois irmãos aborda de forma sensível questões delicadas, como a perda de entes queridos e o resgate de memórias.

Mas como toda animação da Pixar, a diversão vai além de personagens bem elaborados, trazendo ao telespectador experiências reflexivas sobre contextos pessoais, familiares e até da sociedade. Outro detalhe incrível que as animações da Pixar têm proporcionado é a possibilidade de uma releitura sobre algumas questões para o universo adulto. Ou seja, a animação não é só para as crianças!

Carla Madureira Cruz

Departamento de Geografia
Instituto de Geociências
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje

Open chat