Artigo

O vírus do racismo e a covid-19

Estatísticas do Ministério da Saúde apontam que negros são a maior parte dos mortos na pandemia como resultado da associação perversa entre desigualdade racial e pobreza.

Zoonoses: O protagonismo humano em pandemias, epidemias e surtos

A atual situação planetária é a prova de que doenças infecciosas têm avançado. Mas, na natureza, as chances de um vírus causar danos à saúde de seu hospedeiro são baixas. Então, por que ocorrem pandemias, como a da Covid-19?

Covid-19 e a guerra de conquista aos povos indígenas

Desde a chegada dos europeus, as doenças são formas de dominação e extermínio dos povos originários do continente americano. Agora, a pandemia de Covid-19 já se apresenta como uma nova grande ameaça à sobrevivência dessas populações.

O Brasil e a OMS

Organização internacional especializada em saúde contou com presença marcante de brasileiros desde sua criação, em 1948, até hoje: país lidera o laboratório de referência da agência para a atual pandemia da Covid-19.

Ciência e política em tempos de negacionismo

Mais do que nunca, em épocas de pandemia e mudanças climáticas, é preciso convencer as pessoas acerca da utilidade que o conhecimento científico pode ter em suas vidas.

Filogenia, um retrato da evolução das espécies

Área da genética revela as relações ancestrais entre seres vivos e é a chave para o entendimento do mundo natural, possibilitando aos cientistas fazerem previsões que contribuem para a compreensão de doenças e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos.

Louis Pasteur e o Brasil

Relação próxima de D. Pedro II com o cientista francês intensificou a influência deste sobre a pesquisa brasileira em doenças infecciosas. Produção científica na área ainda carrega a marca do pensamento pasteuriano.

De vilãs a aliadas: o uso terapêutico de toxinas bacterianas

Toxinas ficaram conhecidas por causarem doenças. Depois, descobriu-se que elas poderiam tratar esses males. Hoje, associadas a moléculas do sistema imune, tornam-se ‘mísseis teleguiados’ que localizam e destroem tumores.