Artigo

Ponto de ruptura?

Pandemia de Covid-19 pode criar uma nova ordem mundial de governança e atitudes, mas não representa o fim da longa interação das sociedades humanas com as doenças infecciosas.

Guanabara, os destinos cruzados de uma baía e sua cidade

História ambiental mostra como a degradação do espelho d’água de incomparável beleza está profundamente relacionada ao desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro e às transformações de sua população.

A arte de conservar a arte

Entender o comportamento dos materiais envolvidos na produção artística é fundamental para definir as melhores práticas de manufatura, guarda e exposição das obras de um acervo.

5G: A mãe de todas as redes

A conexão internet 5G – apelidada ‘mãe de todas as redes’ – já está disponível comercialmente em alguns países. Ela promete um salto tecnológico cuja distância e feitos ainda mal podemos imaginar. Só há uma certeza: o mundo não será o mesmo.

Maconha medicinal e evidências científicas

Conhecidas popularmente como maconha, as plantas do gênero Cannabis são usadas como fitoterápicos pela humanidade há milhares de anos. Sem bases científicas, mas apoiada em preconceitos, a sociedade moderna questiona essa aplicação medicinal. Afinal, o que diz a ciência?

Bioeletroquímica: Faces e interfaces de uma ciência interdisciplinar

Em época de pandemias, como a que vivemos neste momento, uma ciência recente, interdisciplinar, tem muito com que contribuir não só para a área de saúde, mas também para a indústria, o meio ambiente e a agricultura. Vamos falar de bioeletroquímica?

Preparados para o desconhecido?

Governos e comunidade científica devem estar prontos para buscar respostas rápidas e eficazes para enfrentar novos vírus, bactérias, fungos ou parasitas, o que exige investimento prévio e continuado em pesquisa.

Feitiçarias e intolerância religiosa no Brasil colonial

Documentos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de Portugal revelam a perseguição a africanos, afrodescendentes, indígenas e mestiços por práticas e crenças mágico-religiosas que faziam parte de seu cotidiano no território brasileiro.