Artigo

Carne de laboratório à mesa

O primeiro hambúrguer cultivado a partir de células animais custou US$ 250 mil. Mas pesquisas avançam para baratear o produto, que pode transformar a forma como a humanidade se alimenta, além de amenizar danos da pecuária, como desmatamento e poluição.

Na contramão do pensamento científico

O embate entre ciência e religião ocorre, pelo menos, desde o século 15. Desde lá, a ciência vem avançando e desvendando muitos aspectos sobre o mundo físico, enquanto a religião tem se ocupado de teses que pretendem questionar a noção de que a vida na Terra se formou por leis naturais. Uma delas é o design inteligente, que atualmente busca se estabelecer como grupo de pesquisa dentro de universidades.

O valor do ‘lixo’ eletrônico

O reaproveitamento das valiosas matérias-primas contidas em equipamentos eletrônicos, desde celulares a televisores, contribui para reduzir a poluição ambiental e é alternativa à crescente escassez de recursos naturais.

Quase três séculos de atraso

O estudo das reparações por erros históricos, como a escravidão nas Américas, pode lançar luz na luta por justiça social, no combate ao racismo, à supremacia branca e às desigualdades raciais.

Os hackers da biologia

Longe das universidades e centros de pesquisa, o movimento biohacking aplica o conceito de ciência aberta, desenvolvendo pesquisas fora de laboratórios especializados e construindo equipamentos de baixo custo para tornar a ciência acessível à toda a sociedade.

Antropoceno: uma nova época?

Transformações da paisagem terrestre provocadas pela ação humana podem configurar o mais recente recorte na escala de tempo geológico. Não podemos mais compreender a natureza sem compreender a sociedade.

Retratos de um sobrevivente

Atividades humanas recorrentes desde o século passado vêm transformando o rio Paraíba do Sul, reduzindo sua largura média e seu volume, com consequências drásticas para as populações que dele dependem.

Cura do HIV, esperanças e obstáculos

Médicos informam que um segundo paciente ficou livre do Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV. O que essa notícia significa para o futuro do tratamento da infecção?