Artigo

Do Centro ao Pontal, as transformações das praias cariocas

Há mais de três séculos, a paisagem natural do litoral carioca vem sendo modificada pela urbanização, mas a convivência harmoniosa é possível, sem a descaracterização da zona costeira que aumenta a vulnerabilidade às ressacas e à subida do nível do mar.

Ilhas de calor e espaços de conforto

Regiões urbanas, onde se concentra a maioria da população, apresentam temperaturas elevadas. Estudos mostram, entretanto, que áreas protegidas com vegetação e boa circulação de ar reservam focos de frescor.

Ponto de ruptura?

Pandemia de Covid-19 pode criar uma nova ordem mundial de governança e atitudes, mas não representa o fim da longa interação das sociedades humanas com as doenças infecciosas.

Guanabara, os destinos cruzados de uma baía e sua cidade

História ambiental mostra como a degradação do espelho d’água de incomparável beleza está profundamente relacionada ao desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro e às transformações de sua população.

A arte de conservar a arte

Entender o comportamento dos materiais envolvidos na produção artística é fundamental para definir as melhores práticas de manufatura, guarda e exposição das obras de um acervo.

5G: A mãe de todas as redes

A conexão internet 5G – apelidada ‘mãe de todas as redes’ – já está disponível comercialmente em alguns países. Ela promete um salto tecnológico cuja distância e feitos ainda mal podemos imaginar. Só há uma certeza: o mundo não será o mesmo.

Maconha medicinal e evidências científicas

Conhecidas popularmente como maconha, as plantas do gênero Cannabis são usadas como fitoterápicos pela humanidade há milhares de anos. Sem bases científicas, mas apoiada em preconceitos, a sociedade moderna questiona essa aplicação medicinal. Afinal, o que diz a ciência?

Bioeletroquímica: Faces e interfaces de uma ciência interdisciplinar

Em época de pandemias, como a que vivemos neste momento, uma ciência recente, interdisciplinar, tem muito com que contribuir não só para a área de saúde, mas também para a indústria, o meio ambiente e a agricultura. Vamos falar de bioeletroquímica?