Artigo

Vacinação: estratégia para reduzir a desigualdade

Gratuito e acessível a toda a população, Programa Nacional de Imunização brasileiro é poderosa ferramenta de redução de diferenças sociais, mas enfrenta obstáculos como corte de verbas e crescimento dos movimentos antivacinação.

Ondas gravitacionais

É provável que, daqui a mil anos, este século seja lembrado pela detecção das ondas gravitacionais. Com essa descoberta ‒ uma das mais importantes da história da humanidade ‒, os cientistas agora podem também ‘ouvir’ o universo.

Com quanta história se faz um patrimônio?

Para oficializar um bem como patrimônio cultural, não basta que seja antigo, tenha importância histórica e seja relevante para um povo. Esse reconhecimento também envolve um extenso trabalho transdisciplinar

Agrotóxicos: riscos e impactos

Estudos que apontam os graves efeitos dos agrotóxicos na saúde e no ambiente não são suficientes para frear projeto de lei que restringe atuação dos órgãos competentes no processo de liberação e controle desses produtos.

A ciência compartilhada na rede

Transformar polegares de curtidas, corações e outras interações na web em indicadores para medir o impacto da produção científica. Este é o desafio da altmetria, que usa métricas alternativas, como dados de sites e redes sociais, para acompanhar e avaliar a ciência.

O mapa da Amazônia nas mãos das comunidades locais

Populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas e extrativistas atuam, lado a lado, com pesquisadores de universidades públicas na cartografia social, em mini laboratórios espalhados por regiões remotas do país.

Epigenética: herança além dos genes

Um sentimento como medo pode ser transmitido a outras gerações? Nossos hábitos alimentares afetam nossos netos e bisnetos? As experiências de vida são capazes de modificar o nosso DNA? As respostas estão na epigenética.

Sociogenômica: caixa de Pandora ou pseudociência?

Em vez de ter sido banida diante do horror do nazismo e de outros casos de limpeza étnica, a eugenia renasce, agora endossada por especialidades da ciência moderna, que usam a genética para explicar o comportamento humano.