Artigo

Cura do HIV, esperanças e obstáculos

Médicos informam que um segundo paciente ficou livre do Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV. O que essa notícia significa para o futuro do tratamento da infecção?

Os anabolizantes e o cérebro

Muito além do ganho de massa muscular e da perda de gordura corporal, os efeitos dos esteroides incluem dependência e transtornos psiquiátricos como depressão, ansiedade, agressividade, insônia e até suicídio.

Mulheres na política, uma corrida de obstáculos no Brasil

Embora a lei que estabelece cotas para candidatas nas eleições tenha mais de duas décadas, o Brasil segue como um dos ‘campeões mundiais’ na sub-representação feminina nos legislativo. Mas a culpa não é delas

Flúor, pequeno notável

Menor elemento da família dos halogênios da tabela periódica tem aplicações que vão muito além da saúde bucal: anestésicos, remédios para combater colesterol alto, modernos exames de imagem e até baterias menos danosas ao ambiente são algumas delas.

O sódio além da alimentação

Um dos responsáveis pela vida na Terra, o elemento químico está presente em quase tudo que nos cerca, do sal que tempera a salada aos compostos usados em metalúrgicas.

A extinção de elementos químicos é possível?

No ano em que são celebrados os 150 anos da tabela periódica, muitos dos 118 elementos ali apresentados estão ameaçados de desaparecer. Alguns podem se esgotar em menos de 100 anos. E a culpa pode ser do seu smartphone.

Carbono: essencial e versátil

Considerado vilão da crise climática, elemento químico é essencial para a existência de todos os organismos vivos do planeta Terra e é o mais versátil da tabela periódica, com inúmeras aplicações em nosso cotidiano.

Nióbio: salvação ou promessa brasileira do século 21?

Talvez, você já tenha lido nas redes sociais que a exploração do nióbio seria a ‘salvação’ para a economia do Brasil. Isso procede? O que é fato sobre esse elemento químico? Que propriedades o fazem tão especial?