Artigo

Preparados para o desconhecido?

Governos e comunidade científica devem estar prontos para buscar respostas rápidas e eficazes para enfrentar novos vírus, bactérias, fungos ou parasitas, o que exige investimento prévio e continuado em pesquisa.

Feitiçarias e intolerância religiosa no Brasil colonial

Documentos do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de Portugal revelam a perseguição a africanos, afrodescendentes, indígenas e mestiços por práticas e crenças mágico-religiosas que faziam parte de seu cotidiano no território brasileiro.

Tecnologia a serviço do envelhecimento

Gerontecnologia busca ferramentas para melhorar condições de saúde e interação de idosos de modo a desacelerar processo natural de desgaste físico e mental do organismo.

Morcegos e vírus mortais

Com raras exceções, as supostas conexões entre morcegos, vírus e doenças em humanos estão baseadas mais em especulação do que em evidências. Por outro lado, é de chamar atenção a história de alguns surtos de doenças relacionadas a morcegos e a análise do sistema imunológico desses animais, que parecem explicar por que eles são potenciais hospedeiros de uma grande diversidade de vírus sem, aparentemente, desenvolver as doenças causadas por eles.

A Terra em foco: Novos paradigmas para a observação da superfície de nosso planeta

Uma nova definição de museu, apresentada em 2019 ao Conselho internacional de Museus, tem sua aprovação adiada e está longe de ser um consenso entre os profissionais e especialistas da área.

Museus do século 21: um desafio para as políticas culturais

Uma nova definição de museu, apresentada em 2019 ao Conselho internacional de Museus, tem sua aprovação adiada e está longe de ser um consenso entre os profissionais e especialistas da área.

Selênio, entre o bem e o mal à saúde

As propriedades fascinantes e controversas desse metal essencial à vida, mas que também tem efeitos tóxicos ao organismo, ainda estão em processo de descoberta. Mais uma demonstração do quanto é fundamental a pesquisa científica.

Como enfrentar o coronavírus?

Esforços chineses e globais para conter a epidemia vão da busca por compreender as formas de contaminação do novo vírus, passando pela definição de seu hospedeiro, até a garantia de ações rigorosas de segurança internacional.