Artigo

Por trás dos desastres e conflitos da mineração

Aceleração e queda no mercado global do setor estão associadas a afrouxamento da legislação ambiental e práticas das companhias que privilegiam o lucro em detrimento da segurança humana e da proteção ao meio ambiente.

Quando o cérebro começa a falhar

Os avanços da ciência na compreensão dos mecanismos de ação de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer são animadores, o que pode ajudar na prevenção e no tratamento

Um diagnóstico das doenças do SUS

Criado há mais de três décadas, o Sistema Único de Saúde está diante de desafios que vão além das mudanças demográficas e epidemiológicas: vontade política dos governos e engajamento da população são essenciais para sua sobrevivência e qualidade.

Fotografando um buraco negro: Feito pioneiro abre nova e excitante era da astrofísica

A primeira fotografia de um buraco negro a gente nunca esquece. Aquela imagem aparentemente ‘fora de foco’ representa muito para a ciência: é a evidência de uma nova forma de ver o cosmo e entender sua imensidão.

Retrocessos na política de saúde mental

Defendido por profissionais contrários ao encarceramento e à violência nas instituições psiquiátricas, o movimento anti manicomial volta à discussão em razão de um retorno ao modelo psiquiátrico hegemônico.

Geonímia – O que dizem os nomes dos lugares nos mapas?

Pouco conhecida da população, área que estuda a denominação dos locais revela aspectos sociais, políticos e econômicos de todos os setores da sociedade e contribui para diferentes campos da ciência.

Animais podem sobreviver sem oxigênio?

Pesquisa brasileira mostra como quase 100 espécies animais têm capacidade de adaptação a condições extremas da natureza, tolerando até mesmo ambientes com pouco ou nenhum oxigênio. É a ‘teoria do preparo para o estresse pós-oxidativo’.

O protagonismo negro no 13 de maio

Por muitas décadas apagada dos livros didáticos, a importância de pessoas negras no movimento abolicionista - largamente documentada na época - ganha cada vez mais atenção de pesquisadores e renova o ensino desse período da história do Brasil.