Artigo

Como os brasileiros veem a ciência e os cientistas?

Análise de três décadas de pesquisas de opinião desfaz mitos e traz revelações: população diz estar tão interessada em ciência quanto por esporte, mas pouquíssimos conseguem citar o nome de um pesquisador brasileiro ou de uma instituição.

Um balanço da política de cotas

Estudos mostram que, após seis anos de implementação das cotas para o acesso ao ensino superior, a ‘cara’ da universidade pública no país mudou: está mais negra, mais indígena, mais popular, mais diversificada.

A saúde na era do jogo digital

Com a popularização intensa dos jogos digitais, é importante saber de que forma eles afetam os usuários e se podem ser usados para trazer benefícios.

A bactéria que combate dengue, Zika e chikungunya

Quando está presente no Aedes aegypti, a Wolbachia reduz a capacidade do mosquito de transmitir essas doenças. Será que cairão os índices de infecções?

O centenário do castelo da ciência

Do sonho de Oswaldo Cruz ao trabalho permanente de preservação do patrimônio histórico, conheça o passado, o presente e o futuro do edifício-sede da Fundação Oswaldo Cruz, construção em estilo mourisco que se tornou um dos marcos da paisagem carioca

Vacinação: estratégia para reduzir a desigualdade

Gratuito e acessível a toda a população, Programa Nacional de Imunização brasileiro é poderosa ferramenta de redução de diferenças sociais, mas enfrenta obstáculos como corte de verbas e crescimento dos movimentos antivacinação.

Ondas gravitacionais

É provável que, daqui a mil anos, este século seja lembrado pela detecção das ondas gravitacionais. Com essa descoberta ‒ uma das mais importantes da história da humanidade ‒, os cientistas agora podem também ‘ouvir’ o universo.

Com quanta história se faz um patrimônio?

Para oficializar um bem como patrimônio cultural, não basta que seja antigo, tenha importância histórica e seja relevante para um povo. Esse reconhecimento também envolve um extenso trabalho transdisciplinar