Bastidores da Ciência

Mais nomes à sombra da estrutura do DNA

Com papéis fundamentais no verdadeiro drama que foi a proposta do modelo de dupla hélice do DNA, Raymond Gosling e Jerry Donohue são nomes praticamente desconhecidos.

A dor de dente de Pascal e o pêndulo isócrono

Uma dor de dente que acometeu um grande físico e matemático possibilitou que outro gênio da área resolvesse um problema da ciência que se arrastava há tempos.

Impressões de um viajante brasileiro sobre o Oriente

Análise histórica lança luz sobre o relato de viagem do astrônomo Francisco Antônio de Almeida ao Japão e outros países da Ásia e da África

Erwin Freundlich

O primeiro astrônomo a valorizar a teoria da relatividade geral – em um momento em que a maioria dos cientistas ainda a ignorava – nunca se deu por convencido de que ela estava correta.

Memórias de uma mercadora africana

Dona Florinda Joanes Gaspar transitava entre os dois lados do Atlântico traficando cativos e registrando e vendendo terrenos em Benguela, na África, e no Rio de Janeiro.

Imagens e aventuras de Hercule Florence

Radicado no Brasil desde jovem, o desenhista francês que estudou o canto das aves e técnicas de impressão é autor do mais antigo registro fotográfico das Américas.

Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.

A mente brilhante de Hedy Lamarr

Mais conhecida por sua carreira em Hollywood, a atriz de cinema foi coinventora das bases da tecnologia de comunicação sem fio, que deu origem à telefonia celular e a dispositivos como GPS, wi-fi e bluetooth.