Bastidores da Ciência

Pioneira na genética

Primeira mulher a se doutorar em história natural no Brasil, Chana Malogolowkin descobriu uma linhagem de drosófilas que não gerava machos, e usou, pela primeira vez, os órgãos genitais dessas moscas para classificar as espécies irmãs.

A Guerra Fria na tabela periódica

Embate entre superpotências teve importantes reflexos na organização dos elementos químicos. Época foi marcada por uma disputa acirrada pela síntese e denominação dos chamados 'transférmios'.

Efeito colateral inesperado, mas bem-vindo

Na busca por um medicamento para tratar doenças coronarianas, pesquisadores britânicos chegaram a uma droga capaz de agir contra a disfunção erétil.

Mais nomes à sombra da estrutura do DNA

Com papéis fundamentais no verdadeiro drama que foi a proposta do modelo de dupla hélice do DNA, Raymond Gosling e Jerry Donohue são nomes praticamente desconhecidos.

A dor de dente de Pascal e o pêndulo isócrono

Uma dor de dente que acometeu um grande físico e matemático possibilitou que outro gênio da área resolvesse um problema da ciência que se arrastava há tempos.

Impressões de um viajante brasileiro sobre o Oriente

Análise histórica lança luz sobre o relato de viagem do astrônomo Francisco Antônio de Almeida ao Japão e outros países da Ásia e da África

Erwin Freundlich

O primeiro astrônomo a valorizar a teoria da relatividade geral – em um momento em que a maioria dos cientistas ainda a ignorava – nunca se deu por convencido de que ela estava correta.

Memórias de uma mercadora africana

Dona Florinda Joanes Gaspar transitava entre os dois lados do Atlântico traficando cativos e registrando e vendendo terrenos em Benguela, na África, e no Rio de Janeiro.