Caçadores de Fósseis

Ilha Nelson: paraíso das plantas fósseis da Antártica

Expedição do projeto Paleoantar recuperou na ilha centenas de exemplares da flora fossilizados, reforçando que, há cerca de 75 milhões de anos, o clima dessa região era moderado, com vegetação formada por florestas, o que contrasta com o deserto gelado dos dias de hoje.

Nascido do fogo

Um novo dinossauro do Brasil demonstra que um grupo de formas carnívoras, os celurossauros basais, antes restritos a América do Norte e China, eram mais diversificados do que se supunha. O exemplar estava no Museu Nacional, mas não foi afetado pelo grande incêndio de 2018.

A origem dos morcegos

Pesquisadores suspeitam que esses mamíferos alados, considerados hospedeiros potenciais do vírus causador da Covid-19, surgiram a partir de pequenos animais insetívoros que planavam entre as árvores em busca de alimento ou para fugir de predadores.

Vírus fósseis

O debate sobre a antiguidade dos vírus é bastante complexo, já que não há evidências físicas diretas no registro geológico. Pesquisadores se valem de técnicas moleculares e observações indiretas em fósseis para estimar a idade de surgimento de alguns vírus, uma linha de pesquisa com grande potencial.

Pequena e antiga polinizadora

A descoberta de uma abelha de 3 mm em um pedaço de âmbar do Cretáceo em Mianmar revela o mais antigo inseto polinizador conhecido até o momento. No corpo do espécime havia parasitas, uma ocorrência muito rara no registro paleontológico.

As evidências dos primeiros seres vivos

Nesta última coluna da série sobre a origem da vida, são apresentados os registros preservados em rochas dos primeiros organismos a habitar a Terra.

Hecatombe do oxigênio

Após o surgimento da primeira célula, a vida evoluiu, mas não sem problemas. Nesta coluna da série sobre a origem dos seres vivos, são apresentados os árduos passos dados pelos organismos até a diversificação da flora e fauna tal qual conhecemos hoje.

Evolução da vida primordial

O terceiro texto da série de colunas sobre a origem da vida apresenta os avanços e problemas da compreensão sobre diferentes aspectos do surgimento do primeiro organismo vivo.