Ciência & Cultura Pop

A ciência por trás dos superpoderes

Pelas histórias de Hulk, Homem-Aranha e Capitão América, descubra como são desenvolvidas as habilidades especiais de alguns heróis.

A Capitã Marvel e as mulheres cientistas

Primeira super-heroína a protagonizar um filme do estúdio, personagem não repete clichês de outras personagens superpoderosas no cinema e enfatiza a força feminina em áreas antes exclusivamente masculinas.

A física do Pikachu

Como funcionariam os poderes elétricos do mais famoso Pokémon, caso o ratinho amarelo existisse no mundo real? Você conseguiria capturá-lo?

Quem tem medo da inteligência artificial?

Explorada na ficção há décadas, a tecnologia já provoca mudanças em nossa sociedade e alimenta temores sobre o futuro da humanidade.

Será que a humanidade sobreviveria a um apocalipse zumbi?

Por meio de simulação computacional baseada em dados extraídos da ficção, pesquisa brasileira avalia as condições necessárias para que uma cidade resista ao ataque de um zumbi.

A ciência do Homem-aranha

Muitos dos superpoderes desse querido super-herói de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.

E se sua vida virasse um jogo?

Aplicar dinâmicas de jogos a atividades cotidianas pode, por um lado, aumentar a motivação e a produtividade das pessoas, mas, por outro,pode se tornar instrumento de fuga e dominação.

Lições do Pantera Negra

Filme da Marvel Comics traz modelo de sociedade negra extremamente desenvolvida tecnológica e cientificamente e suscita reflexão sobre representatividade dos negros no cinema e na ciência.