Colunas

Deus e o Diabo na literatura dirigida à infância

Como estratégia para conquistar as crianças indígenas, o padre jesuíta José de Anchieta valia-se de autos e recitais de poesia.

O preço de viver sem risco de câncer

O rato-toupeira-pelado e o rato-cego-mediterrânico – animais longevos e que não desenvolvem câncer – prometem ser um modelo experimental de sucesso.

Vacinas, para que as quero?

O mecanismo que torna esses imunológicos mais duradouros ou não ainda segue sem resposta. Mas ninguém deveria duvidar de seu poderoso efeito protetor.

Trabalho e infância na literatura infantil e juvenil (parte 2)

A infância travestida de adulto, que caracterizou e caracteriza a realidade de boa parte das crianças brasileiras, ainda hoje encontra rara representatividade na literatura infantil.

Qual é a sua inteligência?

Estudo sugere que não há apenas um pico de atividade intelectual ao longo da vida, mas que a mente vai se aperfeiçoando por meio de habilidades específicas distribuídas para cada idade.

O Brasil é mesmo o país com maior quantidade de florestas do mundo?

Vídeo produzido pelo Observatório do Clima chama atenção para a necessidade de postura crítica diante de afirmações que são disseminadas sem preocupação com a fonte de dados.

Retrato numérico do Brasil – PARTE 2

O censo demográfico é ferramenta fundamental para monitoramento, tomada de decisão e apoio a políticas publicas.

Retrato numérico do Brasil

A história e a evolução das iniciativas de contagem e análise das características da população do país são tema do primeiro de uma série de textos sobre o Censo Demográfico Brasileiro.