Colunas

Radiômica, inteligência artificial e radioterapia

O uso inteligência artificial ajudou uma equipe de pesquisadores a determinar a probabilidade de falha em tratamentos de câncer. No futuro, isso poderá levar a doses individualizadas de radiação.

De onde menos se espera

Atletas de elite que têm um gênero específico de bactérias no intestino apresentam recuperação muscular mais acelerada e, consequentemente, melhor desempenho.

Literatura em tempos sombrios

Os déspotas, esclarecidos ou não, sabem da força e da potência da arte e da literatura, por isso precisam destruí-las.

Deus e o Diabo na literatura dirigida à infância

Como estratégia para conquistar as crianças indígenas, o padre jesuíta José de Anchieta valia-se de autos e recitais de poesia.

O preço de viver sem risco de câncer

O rato-toupeira-pelado e o rato-cego-mediterrânico – animais longevos e que não desenvolvem câncer – prometem ser um modelo experimental de sucesso.

Vacinas, para que as quero?

O mecanismo que torna esses imunológicos mais duradouros ou não ainda segue sem resposta. Mas ninguém deveria duvidar de seu poderoso efeito protetor.

Trabalho e infância na literatura infantil e juvenil (parte 2)

A infância travestida de adulto, que caracterizou e caracteriza a realidade de boa parte das crianças brasileiras, ainda hoje encontra rara representatividade na literatura infantil.

Qual é a sua inteligência?

Estudo sugere que não há apenas um pico de atividade intelectual ao longo da vida, mas que a mente vai se aperfeiçoando por meio de habilidades específicas distribuídas para cada idade.