Colunas

Qual é a sua inteligência?

Estudo sugere que não há apenas um pico de atividade intelectual ao longo da vida, mas que a mente vai se aperfeiçoando por meio de habilidades específicas distribuídas para cada idade.

Retrato numérico do Brasil

A história e a evolução das iniciativas de contagem e análise das características da população do país são tema do primeiro de uma série de textos sobre o Censo Demográfico Brasileiro.

Responsabilidade social e pseudocientistas

Desinformação e interpretações absurdas arrebanham cada vez mais seguidores. Antídoto para essa insensatez alastrante está no reforço à educação.

Não penso, logo resisto

Apesar das estatísticas e dos números endossados por cientistas, um contingente considerável de pessoas ainda toma decisões com base em reações emocionais.

Flexibilidade cerebral e aprendizagem

Desde a Antiguidade, defende-se que o cérebro precisa ter flexibilidade para mudanças rápidas. A hipótese pode parecer óbvia, mas o teste para ela tem sido possível apenas nas últimas décadas, graças a avanços na computação e no imageamento.

Neuroestimuladores sem fio

Da invenção do primeiro marca-passo implantável, na década de 1950, até hoje, os neuroestimuladores ‒ circuitos eletrônicos que tratam doenças neurológicas ‒ passaram por avanços que os fizeram minúsculos e sem fio.

Apertar mãos e somar números: tudo a ver!

Pode haver uma ‘ligação oculta’ entre problemas aparentemente diferentes. É justamente assim que se revela uma intrigante característica da matemática: a unidade entre questões à primeira vista desconexas.

Parlamento dividido

Política pode ser complicada, mas a matemática ajuda a organizar as coisas e a acalmar os ânimos dos parlamentares ‒ bem, pelo menos, em um país imaginário e diminuto como Grafolândia.