Colunas

Mapas dinâmicos e o novo coronavírus

Plataformas que apresentam dados em tempo real, como é o caso da GIS para o novo coronavírus, registram milhões de acesso em curto espaço de tempo.

As evidências dos primeiros seres vivos

Nesta última coluna da série sobre a origem da vida, são apresentados os registros preservados em rochas dos primeiros organismos a habitar a Terra.

A visão iluminada de Einstein

Em 1905, um jovem físico desconhecido alterou para sempre o que entendemos como espaço e tempo. E foi além: propôs que a luz ‒ tida até então como uma onda ‒ era também formada por partículas. Os desdobramentos desses feitos foram imensos para a física.

O Brasil no espaço

Parceria Brasil-China lança satélites de observação da Terra que beneficiam o sistema de gestão do território no Brasil, além de pesquisas variadas no âmbito acadêmico

Quando tudo está na “nuvem”

Parece ficção científica, mas não é! Catálogo de imagens da Terra possibilita saber para onde caminhamos no que diz respeito às nossas florestas, ao clima e à ação humana.

Aplicações das micro-ondas na superfície da Terra

O mapeamento de vastas áreas continentais, com o apoio de um sensor que não é sensível à presença de nuvens, pode auxiliar na representação, quantificação e compreensão da existência de vários recursos naturais.

Hecatombe do oxigênio

Após o surgimento da primeira célula, a vida evoluiu, mas não sem problemas. Nesta coluna da série sobre a origem dos seres vivos, são apresentados os árduos passos dados pelos organismos até a diversificação da flora e fauna tal qual conhecemos hoje.

Evolução da vida primordial

O terceiro texto da série de colunas sobre a origem da vida apresenta os avanços e problemas da compreensão sobre diferentes aspectos do surgimento do primeiro organismo vivo.