Colunas

Bicudos que se beijam

Estudo que analisou 400 milhões de árvores genealógicas sugere que, na hora de acasalar, as pessoas preferem aquelas que se parecem consigo mesmas.

Luz visível: tóxica para as células?

Há muito se sabe que certas radiações, como a ultravioleta e os raios X, são maléficas para as células, devendo ser evitadas. Mas resultados recentes lançam a seguinte questão: deveríamos estender essa preocupação à luz visível?

A descrição do complexo

A física passou a enfrentar a complexidade a partir do final do século 19. Para lidar com sistemas com muitas partículas, como gases, surgiu, então, a mecânica estatística. Apesar do imenso sucesso e utilidade dessa teoria, ela tem limitações.

A ciência robotizada

Cada vez mais, programas estão facilitando a vida de pesquisadores na hora de analisar dados, propor hipóteses e discriminar os estudos que realmente importam.

Premiação tardia para as pinças ópticas

Técnica que usa feixes de laser para aprisionar e manipular a matéria microscópica confere o Nobel de Física deste ano ao seu idealizador, hoje com 96 anos de idade.

A estatística abstêmia

Novo estudo conclui que não parece haver um limite seguro para o consumo de bebidas alcoólicas.

O ‘geo’ no marketing

Como mapas podem auxiliar na estratégia de vendas, otimizando serviços e favorecendo o encontro entre oferta e procura?

Estamos no mapa

Cada vez mais preciso, sistema que permite localizar um ponto em qualquer parte do mundo é aplicado em diversas áreas e se populariza, com vantagens e perigos.