Colunas

Vírus e bactérias estão na Bíblia?

Em um tempo quase no futuro, que nos conduzia para um paraíso high-tech, nos pegamos aprendendo outra vez a lavar as mãos, mas não no sentido bíblico.

A menina, os Buendia, Erêndira, eu e você

Diante de tanto horror, diante de tanta dor, me é impossível escrever outra coisa que não seja ficção. Por isso esse conto sobre cotidiano, saudade e livros.

Sensações térmicas

No inverno, tentamos nos proteger do frio. Mas, ao longo dos últimos 100 anos, os físicos perseguiram um frio extremo, ao levar a matéria a temperaturas baixíssimas. Isso permitiu a descoberta de novos fenômenos e materiais úteis.

Literatura em tempos de pandemia

Ainda que saibamos estar fora de cogitação usufruir das receitas aviadas por Plínio e suas fontes, cabe, nesta quarentena, uma vista ao século 1 das nossa Era para conhecê-las.

A dança celeste

Dia, noite, fases da Lua... Podemos perceber uma parte da dança que os astros fazem no céu. Mas muito dessa coreografia – aparentemente imutável – nos escapa aos olhos. Entra em cena então a física, cuja precisão levou à descoberta não só de novos planetas, mas também de fenômenos cósmicos.

A busca pelo equilíbrio nas crises

A física pode nos dar uma visão peculiar de uma pandemia. Esta seria resultado de um sistema que saiu de seu equilíbrio. No caso, gerando um vírus que sofreu mutações e passou a ser transmitido para (e entre) humanos.

Sejamos racionais

Há muitos modos de entender por que √2 é irracional. Um deles é o apresentado por um britânico talentoso – que dedicou parte de sua carreira escrevendo para o grande público – para mostrar a beleza e o poder da matemática.

João, Alfa e Beta

Para distrair as duas filhas em meio à quarentena, um pai propõe a elas um problema de lógica. A ideia era mantê-las ocupadas por longo tempo. Mas, espertas, as meninas – para espanto e, sim, felicidade do pai – chegam rapidamente à solução