Colunas

Dos raios X à radiômica

A ideia básica da recente área da radiômica é coletar informação de um gigantesco banco de dados – aberto a toda a comunidade médica – para a análise de imagens de tumores, evitando, assim, procedimentos invasivos desnecessários.

Era da sociologia molecular

A conjunção de dois avanços independentes‒ preparação de amostras e ferramentas computacionais específicas‒ está tornando realidade o sonho dourado dos biólogos de fazer observações celulares ‘ao vivo’,em nível atômico.

Juízo final

Previsões catastrofistas como a de uma sexta extinção em massa têm apoio de cientistas, que atribuem a responsabilidade ao Homo sapiens.

Tudo é relativo

Estudo feito em 233 países para verificar se existe uma moral universal mostra que há diferenças de julgamento de acordo com a região geográfica.

Bicudos que se beijam

Estudo que analisou 400 milhões de árvores genealógicas sugere que, na hora de acasalar, as pessoas preferem aquelas que se parecem consigo mesmas.

Luz visível: tóxica para as células?

Há muito se sabe que certas radiações, como a ultravioleta e os raios X, são maléficas para as células, devendo ser evitadas. Mas resultados recentes lançam a seguinte questão: deveríamos estender essa preocupação à luz visível?

Imagem (e deveres) do cientista

Relatando experiências pessoais, o colunista discute os estereótipos que rondam a imagem da profissão de cientista. E apresenta sua opinião sobre se há ou não diferença entre ser pesquisador e ser cientista, listando o que ele crê serem deveres deste último.

VERÃO… QUENTE!

Para a alegria (ou desconforto) de muitos, o verão chegou ao hemisfério Sul. Por que ocorrem as estações do ano? Por que sentimos calor, mesmo quando nossa temperatura corporal é maior que a do ambiente? O que é quente e frio?