Colunas

Nem básica, nem aplicada

Os avanços tecnológicos têm nos permitido ver além do brilho das estrelas e descobrir detalhes sobre seu nascimento, sua evolução e sua morte.

Infinito natalino

O colunista da CH decidiu desafiar Noel de novo. Desta vez, parecia que o autor ia levar a melhor, mas, com o Bom Velhinho, sempre há surpresas,principalmente se o conceito de infinito está envolvido na brincadeira.

Super… permutações

Uma série de animação japonesa serviu de base para uma pergunta intrigante que custou anos para que a comunidade matemática chegasse a uma resposta aproximada. E o desafio continua.

Salada de Frutas

Uma máquina maluca transforma frutas de um modo especial. Mas o que será que se pode fazer com ela?

Comensais circulares

Em meio à bagunça de um jantar para um grupo de 15 amigos, será que pelo menos dois deles conseguem sentar no lugar reservado pelo anfitrião?

Erdös e épsilons

Conheça o desafio de números primos entre si proposto por um excêntrico matemático húngaro que adorava conversar com crianças e a solução dada por um habilidoso menino de 12 anos.

A eliminação do blefe

Se a tecnologia fosse usada para acentuar sinais corporais de humanos em situações de estresse, reproduzindo um comportamento típico dos outros animais, seria possível evidenciar mentiras e corrupção e evitar disputas e até guerras.

O negócio da educação

Grandes empresas da área vêm ocupando o espaço das políticas públicas no ensino básico, mas sem resultar em melhoria da qualidade.