Colunas

Olhares para o infinito

Os avanços tecnológicos têm nos permitido ver além do brilho das estrelas e descobrir detalhes sobre seu nascimento, sua evolução e sua morte.

O que é literatura?

Para definir as narrativas literárias é preciso ir além das diferenças entre fato e ficção, entre verdade histórica e verdade artística.

Não existe ciência exata (e vamos combinar que todas são humanas…)

A dicotomia entre ciências exatas e humanas esvazia o debate sobre a construção do saber científico e ofusca a necessidade de integrá-las.

Hora de festejar!

Em uma festa com convidados populares e antissociais, será que a anfitriã apertou a mão de todos? A matemática é a chave para a resposta.

Paleontologia: por que investir em pesquisas nesses tempos de crise?

Além de gerar conhecimento sobre a evolução dos organismos no planeta, a paleontologia contribui para a prospecção de minerais e a educação.

O aparelhinho ambíguo

Em grande parte das obras de ficção científica, a tecnologia aparece como instrumento de destruição e decadência social.

Hipertemia versus câncer: novas frentes

Terapias que combinam aumento da temperatura com outras técnicas mostram eficácia contra tumores cerebrais e de próstata em testes clínicos.

Posso usar a sua localização?

O registro cada vez mais preciso de dados no espaço e no tempo tem levado a avanços na representação e compreensão de vários fenômenos.