Desvendando o Cosmos

A visão iluminada de Einstein

Em 1905, um jovem físico desconhecido alterou para sempre o que entendemos como espaço e tempo. E foi além: propôs que a luz ‒ tida até então como uma onda ‒ era também formada por partículas. Os desdobramentos desses feitos foram imensos para a física.

Ciência: use com cuidado

Coach quântico? Terapeuta quântico? Fique atento a oportunistas (principalmente, nas mídias sociais) que extrapolam a validade de conceitos científicos para dimensões em que eles não se aplicam ou não fazem sentido e prometem resultados que não podem cumprir.

O grande feito de Einstein

A relatividade geral fez 100 anos. Essa centenária teoria da gravitação idealizada por Albert Einstein não diz respeito apenas ao universo, galáxias, estrelas... Ela está presente em tecnologias de nosso cotidiano e nos ajuda no trânsito e nas comunicações, por exemplo.

Olhares cósmicos

Os três cientistas que levaram o Nobel de Física deste ano expandiram nossa compreensão do universo, quadro que, com certeza, ganhará novas tinturas e elementos, adicionados por mentes inquietas aliadas a novos instrumentos.

Magnetismo e eletricidade: ciência e pseudociência

Desde a Antiguidade, a humanidade vem acumulando conhecimento preciso e confiável sobre os fenômenos elétricos e magnéticos. Mas hoje, infelizmente, há oportunistas que, com base em ideias pseudocientíficas, vendem produtos que prometem curas ou tratamentos milagrosos.

O desafio pela vida

Quando se gasta energia para organizar algo, necessariamente outra coisa é desorganizada. Essa é uma poderosa lei da física. E ela tem tudo a ver com fenômenos tão distintos quanto a vida, a organização de cartas de baralho e o aquecimento global.

Retrocessos: financiamento e pseudociência

No momento em que a pesquisa no Brasil sofre retrocesso em seu financiamento, outro fato ‒ tão preocupante quanto ‒ ganha espaço nesse cenário desalentador: a pseudociência.

Os maravilhosos tijolos da natureza

Hoje – com base no fato de que tudo é feito de átomos –, somos capazes de manipular esses tijolos da natureza para produzir novas formas de matéria, que, muitas vezes, são a base de novas tecnologias presente em nosso cotidiano.