Desvendando o Cosmos

O desafio para compreender a natureza

Hoje, de um cantinho insignificante do universo, somos capazes de entender um sem-número de fenômenos cósmicos. Essa história começou com a observação do céu e a tentativa de entender o movimento da Terra e dos planetas.

Sensações térmicas

No inverno, tentamos nos proteger do frio. Mas, ao longo dos últimos 100 anos, os físicos perseguiram um frio extremo, ao levar a matéria a temperaturas baixíssimas. Isso permitiu a descoberta de novos fenômenos e materiais úteis.

A dança celeste

Dia, noite, fases da Lua... Podemos perceber uma parte da dança que os astros fazem no céu. Mas muito dessa coreografia – aparentemente imutável – nos escapa aos olhos. Entra em cena então a física, cuja precisão levou à descoberta não só de novos planetas, mas também de fenômenos cósmicos.

A busca pelo equilíbrio nas crises

A física pode nos dar uma visão peculiar de uma pandemia. Esta seria resultado de um sistema que saiu de seu equilíbrio. No caso, gerando um vírus que sofreu mutações e passou a ser transmitido para (e entre) humanos.

A visão iluminada de Einstein

Em 1905, um jovem físico desconhecido alterou para sempre o que entendemos como espaço e tempo. E foi além: propôs que a luz ‒ tida até então como uma onda ‒ era também formada por partículas. Os desdobramentos desses feitos foram imensos para a física.

Ciência: use com cuidado

Coach quântico? Terapeuta quântico? Fique atento a oportunistas (principalmente, nas mídias sociais) que extrapolam a validade de conceitos científicos para dimensões em que eles não se aplicam ou não fazem sentido e prometem resultados que não podem cumprir.

O grande feito de Einstein

A relatividade geral fez 100 anos. Essa centenária teoria da gravitação idealizada por Albert Einstein não diz respeito apenas ao universo, galáxias, estrelas... Ela está presente em tecnologias de nosso cotidiano e nos ajuda no trânsito e nas comunicações, por exemplo.

Olhares cósmicos

Os três cientistas que levaram o Nobel de Física deste ano expandiram nossa compreensão do universo, quadro que, com certeza, ganhará novas tinturas e elementos, adicionados por mentes inquietas aliadas a novos instrumentos.