Entrevista

Fora de controle

Coordenador do MapBiomas, o engenheiro florestal Tasso Azevedo diz que política do governo federal sinaliza que crimes ambientais compensam e não serão punidos; prejuízos vão além do patrimônio natural e afetam economia e imagem do país no exterior.

O antirracismo como sentido da vida

Historiadora e ativista, Karine Teixeira Damasceno reflete sobre o movimento ‘Vidas Negras Importam’, reforça o protagonismo negro na luta pela liberdade no século XIX e denuncia o preconceito racial dentro da academia.

O que o mundo precisa aprender com a pandemia

Matemático, físico e médico, Eduardo Massad fala da importância de se fazer projeções cada vez mais precisas para combater a covid-19, prevê a chegada de outra epidemia ainda mais grave e alerta para o perigo à saúde dos governos hipernacionalistas e do movimento anticiência.

A Fiocruz diante da covid-19

Maio de 2020. A Fiocruz completa 120 anos e tem a cadeira da presidência ocupada por uma mulher, a socióloga Nísia Trindade Lima, que lida com a pandemia de covid-19 como uma emergência sanitária e humanitária multidimensional, cujo enfrentamento requer conhecimento de todas as áreas da ciência.

Equidade, o remédio contra o impacto do coronavírus na economia

Marcelo Neri, economista, diretor da FGV Social, defende que o governo socorra primeiro e com mais recursos os mais pobres para vencer a crise que vai se instalar no país com a pandemia de covid-19.

O Brasil e a ameaça do coronavírus

O infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha afirma que o vírus pode se disseminar no país quando a temperatura cair, explica a preparação para combatê-lo e prevê que a taxa de letalidade da doença Covid-19 pode ser menor do que parece.

A saga dos refugiados na América Latina

Para o geógrafo Helion Póvoa Neto, mesmo com a chegada em massa de venezuelanos no Brasil, é exagero falar em crise migratória no país: “A quantidade de estrangeiros no Brasil, somando imigrantes econômicos e refugiados, não chega nem a 1% da nossa população”.

A ciência que aproxima China e Brasil

Carlos Medicis Morel, coordenador-geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz, fala da promissora colaboração com o país asiático, do perigo das epidemias que ainda não conhecemos e dos desafios da pesquisa brasileira.