Entrevista

Equidade, o remédio contra o impacto do coronavírus na economia

Marcelo Neri, economista, diretor da FGV Social, defende que o governo socorra primeiro e com mais recursos os mais pobres para vencer a crise que vai se instalar no país com a pandemia de covid-19.

O Brasil e a ameaça do coronavírus

O infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha afirma que o vírus pode se disseminar no país quando a temperatura cair, explica a preparação para combatê-lo e prevê que a taxa de letalidade da doença Covid-19 pode ser menor do que parece.

A saga dos refugiados na América Latina

Para o geógrafo Helion Póvoa Neto, mesmo com a chegada em massa de venezuelanos no Brasil, é exagero falar em crise migratória no país: “A quantidade de estrangeiros no Brasil, somando imigrantes econômicos e refugiados, não chega nem a 1% da nossa população”.

A ciência que aproxima China e Brasil

Carlos Medicis Morel, coordenador-geral do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz, fala da promissora colaboração com o país asiático, do perigo das epidemias que ainda não conhecemos e dos desafios da pesquisa brasileira.

Uma nova geração contra a crise climática

Brasileira que discursou na abertura da Cúpula do Clima da ONU ao lado de Greta Thunberg, Paloma Costa defende que é direito das novas gerações estarem no centro das tomadas de decisão que afetam o futuro do planeta

Bioeconomia, uma oportunidade para o Brasil

Coordenador de prospecção da Fiocruz, Carlos Grabois Gadelha vê o desenvolvimento sustentável, com investimento em ciência e tecnologia, como uma alternativa para o país crescer e vencer desigualdades.

Um debate quente sobre a Amazônia

Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o físico Ricardo Galvão esclarece como funciona o monitoramento de desmatamento e queimadas, alertando para a ‘savanização’ da floresta .

Lição da natureza sobre diversidade

Uma das vozes mais proeminentes na Colômbia sobre ecologia e desenvolvimento sustentável, a bióloga Brigitte Baptiste conta o que a natureza e a abertura à mudança podem ensinar à humanidade sobre a importância da diversidade e a construção de um mundo sustentável.