Entrevista

Uma nova geração contra a crise climática

Brasileira que discursou na abertura da Cúpula do Clima da ONU ao lado de Greta Thunberg, Paloma Costa defende que é direito das novas gerações estarem no centro das tomadas de decisão que afetam o futuro do planeta

Bioeconomia, uma oportunidade para o Brasil

Coordenador de prospecção da Fiocruz, Carlos Grabois Gadelha vê o desenvolvimento sustentável, com investimento em ciência e tecnologia, como uma alternativa para o país crescer e vencer desigualdades.

Um debate quente sobre a Amazônia

Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o físico Ricardo Galvão esclarece como funciona o monitoramento de desmatamento e queimadas, alertando para a ‘savanização’ da floresta .

Lição da natureza sobre diversidade

Uma das vozes mais proeminentes na Colômbia sobre ecologia e desenvolvimento sustentável, a bióloga Brigitte Baptiste conta o que a natureza e a abertura à mudança podem ensinar à humanidade sobre a importância da diversidade e a construção de um mundo sustentável.

Criatividade a serviço da ciência

Ganhador do Nobel em 2016, Sir Fraser Stoddart compara o ofício do cientista químico ao de um pintor, ao ser capaz de criar seu próprio objeto de trabalho. No seu caso, as revolucionárias máquinas moleculares artificiais.

A universidade precisa mostrar o que faz

Professora e pesquisadora da Unicamp, Sabine Righetti fala da importância de cientistas e instituições comunicarem mais e melhor seu trabalho à sociedade para enfrentar os ataques recentes, que vão muito além da redução de verbas.

A escravidão que nunca acabou

Conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão, Leonardo Sakamoto dá um panorama dos obstáculos e avanços no combate ao problema que persiste no Brasil e no mundo.

Em busca de novas armas contra o Aedes aegypt

Coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz, o infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha fala da necessidade de renovar as formas de enfrentar o mosquito e destaca abordagens promissoras para combater dengue, zika, chikungunya e febre amarela.