GEOinformação

A valorização das representações espaciais

Os problemas se repetem e estamos sempre às voltas com a necessidade de encontrar soluções que possam dar conta da velocidade e precisão necessárias para o acompanhamento de fenômenos. Onde estaríamos sem o georreferenciamento?

Do alto, a floresta vista por dentro

A discussão sobre a necessidade de monitoramento em meio à pandemia tem sido uma pauta global, mas gera polêmica quanto à proteção de informações de caráter pessoal.

Geotecnologias em tempos de pandemia

A discussão sobre a necessidade de monitoramento em meio à pandemia tem sido uma pauta global, mas gera polêmica quanto à proteção de informações de caráter pessoal.

John Snow e o novo coronavírus

A análise espacial realizada pelo médico John Snow, no século 19, teve um grande impacto na história da saúde pública e da geografia.

Mapas dinâmicos e o novo coronavírus

Plataformas que apresentam dados em tempo real, como é o caso da GIS para o novo coronavírus, registram milhões de acesso em curto espaço de tempo.

O Brasil no espaço

Parceria Brasil-China lança satélites de observação da Terra que beneficiam o sistema de gestão do território no Brasil, além de pesquisas variadas no âmbito acadêmico

Quando tudo está na “nuvem”

Parece ficção científica, mas não é! Catálogo de imagens da Terra possibilita saber para onde caminhamos no que diz respeito às nossas florestas, ao clima e à ação humana.

Aplicações das micro-ondas na superfície da Terra

O mapeamento de vastas áreas continentais, com o apoio de um sensor que não é sensível à presença de nuvens, pode auxiliar na representação, quantificação e compreensão da existência de vários recursos naturais.