GEOinformação

Mapas dinâmicos e o novo coronavírus

Plataformas que apresentam dados em tempo real, como é o caso da GIS para o novo coronavírus, registram milhões de acesso em curto espaço de tempo.

O Brasil no espaço

Parceria Brasil-China lança satélites de observação da Terra que beneficiam o sistema de gestão do território no Brasil, além de pesquisas variadas no âmbito acadêmico

Quando tudo está na “nuvem”

Parece ficção científica, mas não é! Catálogo de imagens da Terra possibilita saber para onde caminhamos no que diz respeito às nossas florestas, ao clima e à ação humana.

Aplicações das micro-ondas na superfície da Terra

O mapeamento de vastas áreas continentais, com o apoio de um sensor que não é sensível à presença de nuvens, pode auxiliar na representação, quantificação e compreensão da existência de vários recursos naturais.

Como e por que identificar emissões de calor?

Usando imagens do termal é possível perceber o estresse em plantas, anomalias na água, variações no microclima nas cidades, focos de incêndio e muito mais.

O mundo sob a perspectiva de cima

As imagens, mais do que representar o espaço, colaboram com os procedimentos de construção do pensamento geográfico.

Posso usar a sua localização?

Aplicativo para crédito rural usa georreferenciamento e nos faz refletir sobre vantagens e desvantagens do monitoramento da nossa posição geográfica no mundo .

O Brasil é mesmo o país com maior quantidade de florestas do mundo?

Vídeo produzido pelo Observatório do Clima chama atenção para a necessidade de postura crítica diante de afirmações que são disseminadas sem preocupação com a fonte de dados.