GEOinformação

Retrato numérico do Brasil

A história e a evolução das iniciativas de contagem e análise das características da população do país são tema do primeiro de uma série de textos sobre o Censo Demográfico Brasileiro.

A cartografia a serviço da justiça ambiental

Mapeamento de ocorrências associadas a atividades potencialmente degradadoras evidencia a existência de áreas e populações mais vulneráveis aos seus impactos ambientais, o que pode ajudar no gerenciamento de conflitos.

Cartografia participativa: a voz no mapa!

As tecnologias modernas têm permitido a participação mais rápida e ativa de variados atores na construção de representações espaciais que agregam uma ampla gama de informações e são usadas para compreender diversos fenômenos.

O ‘geo’ no marketing

Como mapas podem auxiliar na estratégia de vendas, otimizando serviços e favorecendo o encontro entre oferta e procura?

Estamos no mapa

Cada vez mais preciso, sistema que permite localizar um ponto em qualquer parte do mundo é aplicado em diversas áreas e se populariza, com vantagens e perigos.

A Geoinformação na evolução da humanidade

Da pré-história, passando pela antiguidade, pela idade média, pelo renascimento, até os dias atuais, as geoinformações sempre estiveram presentes.

Um mundo feito de objetos, não de pixels

As imagens de sensoriamento remoto, compostas por pixels, limitam o reconhecimento dos objetos geográficos por elas representados, ao restringir sua caracterização a cores e tons, ignorando o contexto espacial.

Índices de vegetação: o que dizem?

Desde os anos 1960, muitos índices foram propostos com o intuito de facilitar o diagnóstico e o monitoramento de áreas verdes no mundo todo. Esses valores são usados na análise de variados problemas.