Literária

A ficção está em todos os lugares

A habilidade humana para criar realidades pode ser explorada tanto para libertar quanto para aprisionar as pessoas. Alguns templos neopentecostais se valem dessas narrativas insólitas. Com que propósito?

Quem tem medo do conhecimento?

É da natureza humana ir em busca de explicações para fenômenos desconhecidos. Nas narrativas míticas, esse desejo por conhecimento em geral resulta em castigos severos, que ainda hoje parecem nos assombrar.

A infânciaentre a realidade e a ficção

Livro de Graciliano Ramos mostra a realidade de crianças brancas e negras no final do século 19, período em que a educação era pautada pela repressão e autoridade, acompanhadas de ofensas e castigos físicos.

Uma modesta proposta literária para tempos absurdos

Obra do século 18 escrita pelo irlandês Jonathan Swift torna-se atual e necessária nos dias de hoje ao usar da ironia para fazer crítica social e protestar contra o descaso dos governantes para com a pobreza da população.

Adão e Eva sob a tirania do todo-poderoso

A interpretação literária da Bíblia pode revelar toda a complexidade de suas narrativas e nos permite refletir sobre os mais diversos contextos históricos da humanidade.

A literatura do maravilhoso

Os contos de fadas permitem compreender o imaginário do homem medieval e moderno e o contexto em que ele viveu.

A mímeses e o mal

Uma análise da insanidade e crueldade dos imperadores romanos à luz da literatura, constatando que, nas mãos dos déspotas, o lado mau e abjeto da ficção pode se tornar realidade.

Livros inusitados

Ao longo dos séculos, o ser humano criou várias formas de transmitir mensagens, experiências e sabedoria, desde a interpretação das vísceras de animais até a escrita em livros impressos.