Qual é o Problema?

Testando estrategicamente

Testagem em massa é fundamental para termos noção real da dimensão da pandemia de covid-19. Método proposto na década de 1940 oferece modo de agilizar e baratear a testagem. É a matemática ajudando a salvar vidas.

A potência do dois

Um desafio com uma balança de dois pratos – usada, no caso, com pesos que são, em gramas, iguais a 1, 2, 4, 8, 16..., ou seja, potências de 2 – nos leva naturalmente à construção do chamado sistema binário, tão útil na eletrônica e computação.

Pesando bolinhas

Vários potinhos contêm bolinhas de gude, alguns com bolinhas verdadeiras, outros com bolinhas falsas, um pouco mais pesadas. Usando lógica, aritmética e uma balança digital, descobrimos onde estão as falsas. Um exemplo simpático do que chamamos de algoritmo.

Sejamos racionais

Há muitos modos de entender por que √2 é irracional. Um deles é o apresentado por um britânico talentoso – que dedicou parte de sua carreira escrevendo para o grande público – para mostrar a beleza e o poder da matemática.

João, Alfa e Beta

Para distrair as duas filhas em meio à quarentena, um pai propõe a elas um problema de lógica. A ideia era mantê-las ocupadas por longo tempo. Mas, espertas, as meninas – para espanto e, sim, felicidade do pai – chegam rapidamente à solução

Como achatar a curva

A matemática em um modelo simplificado nos ajuda a entender o que é o ‘achatamento da curva’ – termo usado por epidemiologistas – para mitigar os efeitos da pandemia da covid-19.

Torneio

Um torneio de tênis é disputado por 64 jogadores. Dependendo de como estão classificados, podem ou não vencer uma partida. Será que todos têm chance de ser campeões? O melhor sempre vencerá? A matemática nos ajuda a dar uma resposta.

Zerando as urnas

Três urnas com bolinhas. Nossa tarefa: esvaziá-las, seguindo duas ações simples. A solução nos levará ao mundo dos algoritmos, nome complicado para algo presente em computadores, celulares e até nas operações matemáticas mais básicas.

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