Qual é o Problema?

Vamos dar uma Volta

Provar um resultado não significa entendê-lo. E entender um problema não é prová-lo. Mas, em matemática, as duas coisas andam de mãos dadas. Vamos dar uma volta para entender algo que você já deve ter provado.

Presente secreto

Os anos passam, mas Noel e seu ajudante Gunther continuam os mesmos! Deixam um presente que exige uma análise lógica interessante. Desta vez, a surpresa natalina inclui cinco caixas e um bilhete. No fim, apesar das ‘malandragens’ do Bom Velhinho, a visita acaba valendo a pena.

Quebrando a corrente

Um viajante precisa pagar suas diárias em um hotel, mas não tem dinheiro ‒ tem apenas uma corrente de ouro. Como resolver esse impasse? Usando um pouco de criatividade, encontramos um problema aritmético curioso que nos leva aos números binários.

Médias, médias, médias…

É comum falar em média aritmética. Mas será que faz sentido falar em outras médias? Esse é um problema que os gregos discutiram muito tempo atrás, chegando a várias definições interessantes.

De grão em grão…

Somar é uma das primeiras coisas que aprendemos na escola. Mas a adição pode nos ‘pregar peças’ ‒ por exemplo, a soma de números cada vez menores pode ser... finita. Isso é sempre assim? Ou toda regra tem exceção?

Mais as coisas mudam…

Um dito popular prega que, quanto mais mudamos as coisas, mais elas permanecem as mesmas. Na matemática, atacar problemas com base naquilo que não se altera nelespode ser uma estratégia poderosa para saber se eles têm ou não solução.

Coisa rara

Todo mundo tem uma história de um evento raro, algo completamente inusitado, em sua vida. Mas a matemática nos permite entender um pouco melhor por que essas coisas acontecem tão frequentemente.

Sentando quase juntos

Pode haver uma ‘ligação oculta’ entre problemas aparentemente diferentes. É justamente assim que se revela uma intrigante característica da matemática: a unidade entre questões à primeira vista desconexas.