Resultados Imediatos

Buracos negros na água

Como não é possível estudar um buraco negro em laboratório, cientistas ao redor do mundo – incluindo brasileiros – simulam em líquidos os efeitos desses devoradores cósmicos de matéria e luz.

Tem risco, mas na minha casa não

Moradores de comunidades vulneráveis a desastres naturais acreditam na segurança emocional e física de suas famílias, embora reconheçam o perigo que ameaça a região em seu entorno.

Quando a estrada é uma ameaça

Mesmo tendo a capacidade de voar, morcegos são atropelados com frequência em rodovias fluminenses. Respeitar os limites de velocidade sinalizados poderia evitar mortes.

Alugam-se amas de leite

A partir de anúncios publicados no Jornal do Brasil no início do século 20, é possível traçar um quadro do cotidiano das classes populares do Rio de Janeiro à época.

A conquista do hexa

Pesquisadores obtêm em laboratório do Instituto de Física da Universidade de São Paulo o emaranhamento de seis campos luminosos a partir de uma única fonte de laser.

Nova vida para resíduos plásticos

Método usa embalagens de PET descartadas e adição de enzimas para gerar novo material a ser empregado na indústria petroquímica.

A diversidade das aves da Amazônia Azul

Variedade de paisagens e características das ilhas oceânicas brasileiras têm levado a diferentes formas de vida, mesmo em organismos grandes e altamente móveis.

Máquina do tempo digital

Como um videogame, simulador urbano nos permite viajar pela história da arquitetura, revelando as transformações das cidades de forma dinâmica, tridimensional e em tempo real.