Seção

A universidade precisa mostrar o que faz

Professora e pesquisadora da Unicamp, Sabine Righetti fala da importância de cientistas e instituições comunicarem mais e melhor seu trabalho à sociedade para enfrentar os ataques recentes, que vão muito além da redução de verbas.

A biodiversidade cabe na sala de aula?

Reflexões resultantes do diálogo entre um professor do ensino médio e um pesquisador na área de meio ambiente.

O caminho até o ‘Nobel’ da Educação

Com formação em ciências humanas, docente da rede pública de São Paulo revela como passou a dar aulas de robótica e foi reconhecida como uma das dez melhores professoras do mundo em 2019.

Do mar aos coprólitos e à saúde silvestre

Frustrada em uma expedição com Jacques Custeou, a bióloga Marcia Chame desistiu da biologia marinha e abraçou a paleoparasitologia, contribuindo para a conservação da biodiversidade e conquistando diversos prêmios na área

A Jerusalém do meio

A temática é LGBT, masO confeiteiro é um filme abrangente, que busca mostrar os dilemas e incertezas de uma cidade tradicionalista, excludente e misteriosa.

Buracos negros na água

Como não é possível estudar um buraco negro em laboratório, cientistas ao redor do mundo – incluindo brasileiros – simulam em líquidos os efeitos desses devoradores cósmicos de matéria e luz.

Tem risco, mas na minha casa não

Moradores de comunidades vulneráveis a desastres naturais acreditam na segurança emocional e física de suas famílias, embora reconheçam o perigo que ameaça a região em seu entorno.

A escravidão que nunca acabou

Conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão, Leonardo Sakamoto dá um panorama dos obstáculos e avanços no combate ao problema que persiste no Brasil e no mundo.