Seção

Um debate quente sobre a Amazônia

Ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o físico Ricardo Galvão esclarece como funciona o monitoramento de desmatamento e queimadas, alertando para a ‘savanização’ da floresta .

Robôs magnéticos contra bactérias

Robôs controlados magneticamente são capazes de exterminar os biofilmes, que são colônias de bactérias com efeitos devastadores não só para o corpo humano (infecções e outras complicações), mas também para a indústria, setor em que geram prejuízos anuais na casa dos bilhões de dólares.

Os Vingadores do mundo animal

Alguns animais com habilidades incríveis seriam candidatos perfeitos para formar uma equipe tão imbatível quanto a dos super-heróis dos quadrinhos

Sexualidade e gênero na pauta da escola

Reflexões resultantes do diálogo entre uma professora do ensino médio e um pesquisador na área de educação, gênero e sexualidade.

A busca incansável pela insulina

A história da purificação do hormônio que regula o metabolismo de açúcar no organismo contém percalços que acabaram superados com um acordo de cavalheiros entre os quatro cientistas envolvidos na pesquisa. Mas o principal deles não foi contemplado com o Nobel como merecia.

Diante da cegueira botânica

Pesquisa constata o “apagamento” das plantas no ensino de biologia e propõe sequências didáticas alternativas, com materiais de fácil acesso, para despertar o interesse de estudantes e professores.

Pioneira na genética

Primeira mulher a se doutorar em história natural no Brasil, Chana Malogolowkin descobriu uma linhagem de drosófilas que não gerava machos, e usou, pela primeira vez, os órgãos genitais dessas moscas para classificar as espécies irmãs.

Física por prazer e vocação

Cientista e mãe de duas filhas, Andrea Latgé relembra sua trajetória em uma área predominantemente masculina, enfatiza a importância do amor pela profissão e destaca a necessidade de experimentar para encontrar o caminho certo.