Seção

O antirracismo como sentido da vida

Historiadora e ativista, Karine Teixeira Damasceno reflete sobre o movimento ‘Vidas Negras Importam’, reforça o protagonismo negro na luta pela liberdade no século XIX e denuncia o preconceito racial dentro da academia.

Juventude, determinação e sensibilidade

Na primeira vez em que colocou os pés em um laboratório, Bárbara de Paula Pires Franco Guimarães sentiu que poderia ser pesquisadora. Sua intuição estava certa. Mas as surpresas pelo caminho despertariam também a vontade de ensinar. A história desta jovem cientista pode inspirar muitas mais.

Pequenas perguntas, grandes questões

Esclarecimentos importantes sobre mutação e origem do novo coronavírus.

Lições de Maria Tifoide

Caso de cozinheira norte-irlandesa com febre tifoide, mas sem sintomas, foi emblemático no século 19. Pacientes como ela exercem papel importante na disseminação da atual pandemia.

Uma história olfativa

Usado desde a Antiguidade por suas propriedades medicinais e aromáticas, o almíscar foi sintetizado apenas no século 20. Formulações com fragrâncias similares vêm sendo comercializadas desde então em produtos de higiene e perfumaria.

Pequenas perguntas, grandes questões

Esclarecimentos importantes sobre mutação e origem do novo coronavírus.

Pioneiro na imunização em humanos

Um dos maiores bacteriologistas de sua época, o brasileiro Domingos José Freire testou uma vacina atenuada para a febre amarela na população, antes mesmo de Louis Pasteur.

Ela representa muito

Pouco tempo depois de ingressar na graduação, Alexandra Anastácio já desejava ser professora e pesquisadora na área de nutrição. Desafiando as estatísticas, tornou-se pró-reitora de graduação na UFF e, com isso, um símbolo de avanço na representatividade da mulher negra no meio acadêmico.