Seção

Pioneira na genética

Primeira mulher a se doutorar em história natural no Brasil, Chana Malogolowkin descobriu uma linhagem de drosófilas que não gerava machos, e usou, pela primeira vez, os órgãos genitais dessas moscas para classificar as espécies irmãs.

Educadora e aprendiz da ciência e da vida

Da área de geografia social, Júlia Adão Bernardes, professora e pesquisadora, narra sua trajetória de décadas na academia, com produção científica sempre comprometida com a superação da exploração e da opressão.

O progresso tecnológico de Wakanda seria viável no mundo real?

O isolamento do reino do Pantera Negra seria um obstáculo para a colaboração científica com outros países, o aperfeiçoamento de tecnologias e sua difusão para o mercado consumidor.

Dragões da cultura pop

Seria possível encontrar na natureza animais com formas e características desses fantásticos seres da ficção, capazes de voar, cuspir fogo e até falar?

Pelos caminhos da química

De Córdoba a São Paulo, docente da USP conta sua trajetória por meio das pesquisas e trabalhos que realiza em áreas como a eletroquímica.

Lição da natureza sobre diversidade

Uma das vozes mais proeminentes na Colômbia sobre ecologia e desenvolvimento sustentável, a bióloga Brigitte Baptiste conta o que a natureza e a abertura à mudança podem ensinar à humanidade sobre a importância da diversidade e a construção de um mundo sustentável.

Criatividade a serviço da ciência

Ganhador do Nobel em 2016, Sir Fraser Stoddart compara o ofício do cientista químico ao de um pintor, ao ser capaz de criar seu próprio objeto de trabalho. No seu caso, as revolucionárias máquinas moleculares artificiais.

A universidade precisa mostrar o que faz

Professora e pesquisadora da Unicamp, Sabine Righetti fala da importância de cientistas e instituições comunicarem mais e melhor seu trabalho à sociedade para enfrentar os ataques recentes, que vão muito além da redução de verbas.