Seção

Drogas, a urgência de um debate sem tabus

Conclusões do diálogo entre uma professora do ensino médio e um médico dedicado a estudos de epidemiologia e prevenção do uso de substâncias entorpecentes.

Razões para aproximar a tecnologia da sala de aula

Conclusões do diálogo entre uma professora do Ensino Médio e uma pesquisadora especialista em microbiologia.

Na Estante

Resenha do livro Como as democracias morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt.

Memórias de uma mercadora africana

Dona Florinda Joanes Gaspar transitava entre os dois lados do Atlântico traficando cativos e registrando e vendendo terrenos em Benguela, na África, e no Rio de Janeiro.

Imagens e aventuras de Hercule Florence

Radicado no Brasil desde jovem, o desenhista francês que estudou o canto das aves e técnicas de impressão é autor do mais antigo registro fotográfico das Américas.

A ciência de ensinar ciências

O neurocientista Roberto Lent afirma que a chave para o desenvolvimento da educação científica está na valorização do professor, na modernização dos métodos pedagógicos e na aproximação com a realidade dos alunos hiperconectados do século 21.

A matemática da natureza

As palestras e vídeos que o matemático Tadashi Tokieda compartilhada nas redes têm milhões de visualizações. Apesar disso, nega ser um divulgador científico. Nesta entrevista à CH, ele fala do seu processo de extrair a ciência do que está à sua volta.

A ‘distorção’ da mente de um diretor

Filme de ficção nada científica premiado em festival soa como um experimento antiético com o cérebro do espectador.