Seção

Quando o celular é o laboratório de física

Os sensores eletrônicos embutidos nos modernos celulares proporcionam experimentos que podem mudar o paradigma do ensino da disciplina

Agenda 2030: o desafio de não deixar ninguém para trás

Paulo Gadelha, ex-presidente da Fiocruz e membro do grupo da ONU focado em aprimorar a criação e o uso de tecnologias para a promoção do desenvolvimento sustentável, fala sobre avanços, retrocessos e estratégias para atingir compromissos assumidos nesse setor por líderes de 193 países.

Os extremos da matemática brasileira

Diretor-geral do IMPA e presidente do ICM 2018, Marcelo Viana aposta na valorização do professor para que o ensino básico nacional dê um salto de qualidade e possa seguir os passos da pesquisa brasileira na área, que está no Grupo dos 5, a elite mundial.

A diversidade das aves da Amazônia Azul

Variedade de paisagens e características das ilhas oceânicas brasileiras têm levado a diferentes formas de vida, mesmo em organismos grandes e altamente móveis.

Máquina do tempo digital

Como um videogame, simulador urbano nos permite viajar pela história da arquitetura, revelando as transformações das cidades de forma dinâmica, tridimensional e em tempo real.

As vogais das baleias-jubarte

‘Canto’ desses animais é composto de segmentos curtos e varia de acordo com sua localização geográfica. Esses segmentos mostraram-se ótimos marcadores bioacústicos para a espécie.

A mente brilhante de Hedy Lamarr

Mais conhecida por sua carreira em Hollywood, a atriz de cinema foi coinventora das bases da tecnologia de comunicação sem fio, que deu origem à telefonia celular e a dispositivos como GPS, wi-fi e bluetooth.

Henry Bates, herói da evolução

Observador atento e coletor prolífico, o naturalista que passou 11 anos na Amazônia foi autor de artigo que deu sustentação à teoria da evolução quando ela era atacada por todos os lados.