Seção

A ‘distorção’ da mente de um diretor

Filme de ficção nada científica premiado em festival soa como um experimento antiético com o cérebro do espectador.

O titã dos clichês

Uma dobra no tempo tropeça em conceitos científicos, reforça estereótipos, mas marca um ponto ao escolher menina como protagonista.

Salada mal temperada entre realidade e ficção

Uma dobra no tempo tropeça em conceitos científicos, reforça estereótipos, mas marca um ponto ao escolher menina como protagonista.

Por que Merlí?

Série catalã sobre professor de filosofia dá lição sobre a difícil missão de educar os jovens no ensino médio

Mary Anning, a caçadora de fósseis

Paleontóloga inglesa foi pouco considerada por seus pares, apesar de acumular em seu currículo um grande número de achados jurássicos e da importância de suas descobertas para a ciência.

A era do vídeo chega às aulas de matemática

O conteúdo audiovisual pode ser uma ferramenta didática poderosa no ambiente escolar; projeto da Universidade Federal Fluminense oferece material de apoio para professores explorarem a disciplina por meio de narrativas.

Por que discutir racismo em aulas de biologia?

Experiência multidisciplinar une história e genética para criar um debate mais rico, crítico e amplo sobre o tema.

Matemática para alunos cegos

Novas tecnologias desenvolvidas na UFRJ ampliam o acesso de estudantes com deficiência visual à disciplina, inclusive no ensino superior.