Tecno Saúde

Neuroestimuladores sem fio

Da invenção do primeiro marca-passo implantável, na década de 1950, até hoje, os neuroestimuladores ‒ circuitos eletrônicos que tratam doenças neurológicas ‒ passaram por avanços que os fizeram minúsculos e sem fio.

Dos raios X à radiômica

A ideia básica da recente área da radiômica é coletar informação de um gigantesco banco de dados – aberto a toda a comunidade médica – para a análise de imagens de tumores, evitando, assim, procedimentos invasivos desnecessários.

Era da sociologia molecular

A conjunção de dois avanços independentes‒ preparação de amostras e ferramentas computacionais específicas‒ está tornando realidade o sonho dourado dos biólogos de fazer observações celulares ‘ao vivo’,em nível atômico.

Luz visível: tóxica para as células?

Há muito se sabe que certas radiações, como a ultravioleta e os raios X, são maléficas para as células, devendo ser evitadas. Mas resultados recentes lançam a seguinte questão: deveríamos estender essa preocupação à luz visível?

Premiação tardia para as pinças ópticas

Técnica que usa feixes de laser para aprisionar e manipular a matéria microscópica confere o Nobel de Física deste ano ao seu idealizador, hoje com 96 anos de idade.

Física mesoscópica na biologia

A migração e a aglomeração de células são fenômenos complexos que não podem ser entendidos apenas com base nas funções biológicas ou bioquímicas. Ajuda nesse sentido tem vindo de uma área nova e vibrante: a física mesoscópica.

A hiperveloz fotobiologia estrutural

Pesquisadores que estudam as mudanças causadas pela luz na estrutura das células observam em tempo real processo cuja duração não ultrapassa a casa dos trilionésimos de segundo.

Possível arma no combate à malária

Sistema portátil que alia laser a campo magnético pode auxiliar no diagnóstico precoce da doença.