Tecno Saúde

Radiômica, inteligência artificial e radioterapia

O uso inteligência artificial ajudou uma equipe de pesquisadores a determinar a probabilidade de falha em tratamentos de câncer. No futuro, isso poderá levar a doses individualizadas de radiação.

A química da vida

Se o fenômeno que chamamos vida fosse uma peça de teatro, ela teria cinco elementos químicos como atores principais e mais 20 como coadjuvantes. Cada um deles tem sua ‘vida e obra’ registradas na Tabela Periódica, que completa agora 150 anos.

Radiômica e tumores cerebrais

Para prever a ocorrência da migração de tumores malignos pelo corpo, uma nova técnica reúne dois exames de imagens tradicionais e métodos matemáticos e de programação complexos. Os resultados são promissores.

Fundamentos de PET

O exame médico PET se popularizou nas últimas décadas. Isso se deu não só por suas aplicações no diagnóstico do câncer, mas também por sua união colaborativa com equipamentos congêneres. Entenda os fenômenos básicos por trás dessa técnica de imagem.

Flexibilidade cerebral e aprendizagem

Desde a Antiguidade, defende-se que o cérebro precisa ter flexibilidade para mudanças rápidas. A hipótese pode parecer óbvia, mas o teste para ela tem sido possível apenas nas últimas décadas, graças a avanços na computação e no imageamento.

Neuroestimuladores sem fio

Da invenção do primeiro marca-passo implantável, na década de 1950, até hoje, os neuroestimuladores ‒ circuitos eletrônicos que tratam doenças neurológicas ‒ passaram por avanços que os fizeram minúsculos e sem fio.

Dos raios X à radiômica

A ideia básica da recente área da radiômica é coletar informação de um gigantesco banco de dados – aberto a toda a comunidade médica – para a análise de imagens de tumores, evitando, assim, procedimentos invasivos desnecessários.

Era da sociologia molecular

A conjunção de dois avanços independentes‒ preparação de amostras e ferramentas computacionais específicas‒ está tornando realidade o sonho dourado dos biólogos de fazer observações celulares ‘ao vivo’,em nível atômico.