‘Bioconexões’ em vídeo

A coluna ‘Bioconexões’, do biólogo Stevens Rehen, ganha um novo formato, agora em vídeo. A proposta continua a mesma: discutir temas atuais que tangenciam seu campo de pesquisa, apresentar e analisar novos trabalhos realizados na área e compartilhar com o público um pouco de seu cotidiano como cientista. Só queremos inovar!

Na edição de lançamento do novo formato, Rehen fala sobre um tema ao qual tem dedicado especial atenção nos últimos anos: células-tronco. Ele analisa a recente divulgação da clonagem bem-sucedida de células-tronco embrionárias, importante feito em sua área, e explica as alternativas atuais para a obtenção dessas células, com as quais se pretende avançar no tratamento de doenças ainda sem cura.

O biólogo também traça um panorama das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil e apresenta os estudos clínicos em desenvolvimento no exterior, que utilizam essas células na tentativa de resgatar a visão de pacientes acometidos por uma doença chamada degeneração macular.

Comentários sobre o novo formato e sobre o primeiro episódio da videocoluna ‘Bioconexões’ são muito bem-vindos!

Matéria publicada em 05.07.2013

COMENTÁRIOS

Os comentários estão fechados

CONTEÚDO RELACIONADO

Tempestades, enchentes e embriões: um drama pré-histórico

Pesquisadores encontraram centenas de ovos de pterossauros de 120 milhões de anos, alguns contendo embriões preservados em três dimensões. A descoberta, tema da coluna de Alexander Kellner, revela fatos inéditos sobre uma espécie de réptil voador da China.

Bobagens

Muitos ‘sábios’ da língua portuguesa se valem de correlações falsas para explicar a origem de certas palavras ou apontam inadequações de expressões e provérbios consagrados com base em uma análise superficial. Sírio Possenti aponta os absurdos de algumas dessas teses em sua coluna.