CARLOS ALBERTO DOS SANTOS

Desde novembro de 2016, o físico Carlos Alberto dos Santos, professor aposentado do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor visitante no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), publica a coluna ‘A universidade vai à escola’, que busca transpor conhecimentos gerados no ambiente acadêmico para o escolar e apresenta reflexões sobre temas capazes de inspirar iniciativas para o ensino de ciências.

Carlos Alberto dos Santos

Desde novembro de 2016, o físico Carlos Alberto dos Santos, professor aposentado do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor visitante no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa), publica a coluna ‘A universidade vai à escola’, que busca transpor conhecimentos gerados no ambiente acadêmico para o escolar e apresenta reflexões sobre temas capazes de inspirar iniciativas para o ensino de ciências.

Ecografia: tema transversal para o ensino médio

A técnica popularmente conhecida como ultrassonografia, tão presente atualmente em nosso cotidiano, pode ser um ponto de partida promissor para a abordagem de conceitos científicos nas aulas de biologia e física. Nesta coluna, Carlos Alberto dos Santos mostra o caminho percorrido pela ecografia, desde seu surgimento até o sucesso de sua aplicação médica.

A reforma do ensino de ciências

A necessidade de mudanças no ensino de matemática e ciências na escola secundária é antiga em muitos países. Em sua coluna, Carlos Alberto dos Santos fala sobre as raízes da mais revolucionária reforma educacional de que se tem notícia, feita nos Estados Unidos, e seus efeitos pouco produtivos no Brasil.

Novos rumos

O físico Carlos Alberto dos Santos estreia nova coluna, em que busca aproximar do ambiente escolar conhecimentos gerados na universidade e reflete sobre questões capazes de inspirar iniciativas para o ensino de ciências.