Sergio Pena

Entre fevereiro de 2006 e janeiro de 2011, o geneticista Sergio Pena, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alimentou a coluna ‘Deriva genética’ com textos relacionados ao estudo do DNA. O acervo, abaixo, está disponível para consulta.

Sergio Pena

Entre fevereiro de 2006 e janeiro de 2011, o geneticista Sergio Pena, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alimentou a coluna ‘Deriva genética’ com textos relacionados ao estudo do DNA. O acervo, abaixo, está disponível para consulta.

Tempus fugit

A humanidade tem conseguido aumentar muito a sua expectativa de vida. Mas qual o preço do envelhecimento progressivo da população? Sergio Pena reflete sobre o tema em sua despedida da coluna ‘Deriva genética’, que chega ao número 60 após cinco anos de relevantes contribuições.

‘Passione’ e a genética de primos no altar

Consulta médica na novela da Globo leva Sergio Pena a explicar os problemas reais da reprodução entre parentes próximos. Para calcular os riscos genéticos de casais consanguíneos, o geneticista trabalha no desenvolvimento de um novo teste de DNA.

Micróbios sem DNA?

Sergio Pena explica como age o príon – proteína infecciosa por trás do mal da vaca louca e de outras doenças degenerativas – e mostra o que ele tem em comum com uma entidade química postulada em uma obra de ficção científica dos anos 1960.

Câncer: supervilão celular

Tumores malignos são inimigos públicos anárquicos e destrutivos como o Coringa dos quadrinhos. Em sua coluna, Sergio Pena destrincha a biologia das células cancerosas e aponta a esperança na luta contra esse mal surgida de estudos genéticos recentes.

Nem todo vivente é pessoa

Que propriedade biológica define a existência humana? Motivado por uma tese de doutorado em filosofia, Sergio Pena volta a um artigo de 1986 no qual examinou essa questão e defende a reforma do Código Penal para descriminalizar o aborto terapêutico.

Medicina genômica: a ciência de manter a saúde

De uma medicina voltada para doenças a outra focada na saúde: Sergio Pena fala sobre a revolução trazida pela medicina genômica, que parte das predisposições genéticas de cada indivíduo para tratá-los de forma preventiva e personalizada, cortando o mal pela raiz.

A revolução dos testes de DNA

Sergio Pena celebra em sua coluna de julho os 25 anos de uma revolução que ele ajudou a trazer para o Brasil – o desenvolvimento do método que permite determinar a paternidade com certeza absoluta.

Dez anos de genoma humano

Uma década se passou desde o anúncio histórico do sequenciamento dos 3 bilhões de bases que compõem nosso genoma. Sergio Pena faz um balanço de como evoluiu a tecnologia da genômica e o que devemos esperar dessa ciência no futuro.