Jean Remy Guimarães

Iniciada em setembro de 2008, a coluna ‘Planeta em transe’, do biólogo Jean Remy Guimarães, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aborda temas atuais ligados à ecologia e ao meio ambiente.

Jean Remy Guimarães

Iniciada em setembro de 2008, a coluna ‘Planeta em transe’, do biólogo Jean Remy Guimarães, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aborda temas atuais ligados à ecologia e ao meio ambiente.

Uma nova batalha indígena

Construção de oleoduto nos Estados Unidos ameaça território sagrado dos povos Sioux e dá início a movimento de resistência que já reúne milhares de pessoas.

Investigação na madrugada

Como não encontra dados sobre a contaminação das águas e do solo brasileiros por pesticidas, Jean Remy Guimarães decidiu, em uma noite insone, investigar relatórios franceses sobre o tema. Veja o que ele descobriu.

Lei sobre a biodiversidade, adivinhe onde

Legislação promete uma série de avanços na área ambiental. Onde será? Tema é pauta da coluna ‘Planeta em transe’, de Jean Remy Guimarães.

O petróleo encarece o salmão?

Uso indiscriminado de combustíveis fósseis desencadeia uma série de efeitos indesejados sobre o planeta – incluindo o aumento da intensidade e da frequência das chamadas marés vermelhas, analisa Jean Remy Guimarães em sua coluna de junho.

Berço esplêndido da biotecnologia

Em meio à confusão política, Câmara dos Deputados aprova leis que favorecem as indústrias biotecnoagroquímicas. A coluna ‘Planeta em transe’ discute a relação de outros países com os alimentos geneticamente modificados, comparando-a à realidade brasileira.

Tranquilo e favorável para quem?

Jean Remy Guimarães se lança a uma breve investigação sobre o uso de larvicidas em depósitos de água potável. A busca nas páginas de agências de regulação e controle sanitário revelam inúmeras lacunas no conhecimento que seria necessário antes da utilização desse tipo de produto.

Metano pelos ares na Califórnia

Vazamento em poço de gás nos Estados Unidos emite grande quantidade do gás de efeito estufa. A solução do problema, iniciado em outubro passado, ainda deve levar várias semanas – leia na coluna ‘Planeta em transe’, de Jean Remy Guimarães.

Ponto para as petroleiras

Jean Remy Guimarães discute os resultados da COP-21 e questiona a relevância do relatório final do evento. Celebrado como acordo histórico, o documento, segundo o colunista, está mais para carta de intenções que para compromisso real.