Colunas

A universidade vai à escola

Apresenta reflexões sobre temas capazes de inspirar iniciativas para o ensino de ciências.

Carlos Alberto dos Santos

Bilhões de neurônios

Publicada entre abril de 2006 e dezembro de 2010, a coluna 'Bilhões de neurônios' abordou temas relacionados à neurociência nas palavras de Roberto Lent, neurocientista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O acervo, abaixo, está disponível para consulta.

Roberto Lent

Bioconexões

De janeiro de 2011 a dezembro de 2013, a coluna 'Bioconexões' apresentou e discutiu as novidades na área de neurociências e terapias celulares.

Stevens Rehen

Caçadores de Fósseis

Desde dezembro de 2004, a coluna 'Caçadores de fósseis' traz novidades da pesquisa paleontológica no Brasil e no mundo.

Deriva Genética

Entre fevereiro de 2006 e janeiro de 2011, o geneticista Sergio Pena, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alimentou a coluna 'Deriva genética'.

Sergio Pena

Do laboratório para a fábrica

De abril de 2007 a fevereiro de 2016, a coluna 'Do laboratório para a fábrica' apresentou e discutiu casos de inovação tecnológica em textos de Carlos Alberto dos Santos.

Carlos Alberto dos Santos

Em tempo

De outubro de 2008 a dezembro de 2014, a coluna 'Em tempo', da historiadora e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Keila Grinberg, abordou temas ligados à história, sem perder de vista a perspectiva do tempo presente. O acervo, abaixo, está disponível para consulta.

Keila Grinberg

Física sem mistério

Publicada desde junho de 2006 por Adilson de Oliveira, físico e professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a coluna 'Física sem mistério' apresenta, de forma descomplicada, temas ligados a física e astronomia.

O cérebro nosso de cada dia

De setembro de 2002 a dezembro de 2004, a neurocientista Suzana Herculano Houzel manteve a coluna 'O cérebro nosso de cada dia'.

Suzana Herculano Houzel

Palavreado

Desde outubro de 2011, a coluna 'Palavreado' traz textos do linguista Sírio Possenti, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com temáticas variadas, os escritos são baseados em fatos, observações e opiniões que circulam sobre a língua na academia, na mídia e na rua.

Sírio Possenti

Planeta Em Transe

Iniciada em setembro de 2008, a coluna 'Planeta em transe', do biólogo Jean Remy Guimarães, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aborda temas atuais ligados à ecologia e ao meio ambiente.

Jean Remy Guimarães

Por dentro das células

De janeiro de 2006 a agosto de 2011, a coluna 'Por dentro das células', do biólogo e professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla) Jerry Carvalho Borges, trouxe novidades da biologia celular e molecular e da bioquímica.

Sentidos do mundo

De fevereiro de 2011 a junho de 2013, o antropólogo Luiz Fernando Dias Duarte, pesquisador do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), escreveu a coluna 'Sentidos do mundo'. Seus textos discutiram uma ampla variedade de temas, entre os quais saúde, família, sexualidade e religião. O acervo, abaixo, está disponível para consulta.

Luiz Fernando Dias Duarte