Edição 337 junho 2016

MATÉRIAS ASSOCIADAS

Terremotos azuis

Terremotos não têm cores, mas a intenção do título é iluminar os sismos que acontecem no mar brasileiro, que não são raros nem desimportantes. Entre dezenas de abalos pequenos, também aparecem tremores com magnitudes expressivas, mostrando que muitos dos maiores sismos brasileiros aconteceram no mar. Como a base de nossos recursos petrolíferos está no oceano, não se pode desprezar o perigo potencial desses terremotos para as estruturas presentes tanto na costa como na água. Portanto, é essencial continuar estudando e monitorando a área oceânica de nosso país.

Mistério evolutivo

Por que o bicho-preguiça não se extinguiu por seleção natural, sendo ele um animal tão lento e, portanto, alvo fácil para os seus predadores? (Pergunta enviada por Ricardo Gonçalves Souto, Salvador/BA)

Além do leite

Fora os laticínios, quais são os alimentos que contêm cálcio e que também permitem a absorção rápida do mineral pelo organismo? (Pergunta enviada por A. Esther Aramburu, por correio eletrônico)

Gravidade, massa e matéria

Se toda matéria tem massa, e toda massa tem gravidade, toda gravidade tem matéria? (Pergunta enviada por Vinícius Bersano, por correio eletrônico)