Edição 341 outubro 2016

MATÉRIAS ASSOCIADAS

Tentativa de desmantelamento do Estado Social

A PEC 241/2016 não é um uma política de ajuste fiscal, nem uma regra fiscal razoável. Leia o editorial de Luiz Carlos Bresser-Pereira para a CH.

Gritos e sussurros: o mal-estar da civilização em rede

As plataformas eletrônicas nas quais as redes sociais não presenciais são estabelecidas estão passando por uma fase de transição. A interação social virtual está voltando novamente para a telefonia, sendo os celulares os atuais protagonistas da comunicação. De que forma redes virtuais como o Facebook e o WhatsApp estão afetando as relações interpessoais? A ausência desse tipo de interação seria a causa do desconforto do indivíduo contemporâneo? Este artigo busca compreender essas questões à luz de análises de pensadores do século passado.

Como as espécies irão reagir às mudanças climáticas

É consenso no meio científico que o aumento de gases de efeito estufa na atmosfera tem causado alterações climáticas em várias partes do planeta, o que está resultando em diversos impactos em espécies e ecossistemas. Pesquisadores de renomadas universidades e centros de pesquisas estão investigando como os seres vivos deverão responder ao aumento da concentração atmosférica de dióxido de carbono e à elevação da temperatura na terra.

Ética e genética: de mãos dadas

Preocupação com biossegurança na engenharia genética cresceu junto com o desenvolvimento das técnicas de modificação do DNA.